Ao partir para um percurso pedestre, além de água, quanto muito levamos na mala uma bebida ou uma barra energética. Mas o percurso pedestre "Jardim de Vinhas" é diferente. A 1 de maio, na mala leva-se vontade de conhecer os vinhos da península de Setúbal através de uma visita às adegas que se estendem ao longo de 11,5 quilómetros, em Palmela.
É provável que já tenha ouvido falar de algumas destas adegas ao servir um copo de vinho: Fernão Pó Adega, Filipe Palhoça Vinhos, Casa Ermelinda Freitas, Casa DUPÓ e Quinta do Monte Alegre. Estes são os cinco pontos de paragem da caminhada cuja verdadeira meta é terminar o percurso a saber tudo sobre os produtores da região. Para isso, cada adega terá painéis informativos e encontrará ainda placas identificativas das várias castas ao longo do percurso. Também durante o percurso, poderá fazer uma prova de vinho na adega Casa Dupó ou uma prova de Moscatel de Setúbal na adega Filipe Palhoça Vinhos.
Poderá iniciar a caminhada em qualquer uma das cinco adegas e fazer o percurso no sentido que preferir. O "Jardim de Vinhas" poderá mesmo vir a integrar os roteiros pedestres da região enquanto Pequena Rota (PR), uma vez que está em processo de homologação, avança o município de Palmela em comunicado.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Palmela, a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal e as adegas aderentes, e pretende "reforçar a oferta no quadro do turismo de natureza e do enoturismo".