No centro da vila de Avô, em Oliveira do Hospital, existe um baloiço sobre o rio da praia fluvial da ilha do Picoto, onde o rio Alva e a ribeira de Pomares se encontram, inspirado no baloiço conhecido mundialmente das Caraíbas. Este, numa vila portuguesa com cerca de 500 habitantes, é a nova atração turística da zona.

Corpo de criança encontrado sem cabeça numa praia. Banhistas acharam que era uma boneca
Corpo de criança encontrado sem cabeça numa praia. Banhistas acharam que era uma boneca
Ver artigo

A ideia surgiu numa conversa entre a Junta de Freguesia de Avô, os organizadores do evento Car Village e a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. No primeiro fim de semana de julho, a vila foi palco do evento de automóveis e a organização queria algo diferente e original que atraísse mais pessoas.

Durante a reunião, alguém mostrou uma fotografia de um baloiço nas Caraíbas e todos os presentes ficaram rendidos. A Junta de Freguesia “arranjou a madeira e material para fazer o baloiço”, os “organizadores do evento Car Village trataram das letras” e “a autarquia disponibilizou a máquina, que reparava os estragos das cheias de outubro passado, para a colocação dos postes no rio”, conforme explicou Manuel Pimentel de Sousa, presidente da Junta.

A atração ficou pronta em poucos dias e desde a sua inauguração que não param de chegar visitantes para poder baloiçar sobre a água, com vista para a ponte histórica que travou os avanços de Napoleão. O rio tem a bandeira Praia Acessível e dois nadadores-salvadores durante toda a época balnear.

Para Manuel Pimentel, Avô é uma “excelente opção para as férias dos portugueses”, dado que é uma vila com “infraestruturas de alojamento e restauração de grande qualidade”, conforme escreve a SIC Notícias. Com a nova atração, a população quase que triplica aos fins de semana.