Se vai estar pela ilha de São Miguel, uma das nove dos Açores, nos próximos tempos, não deixe de visitar as piscinas naturais dos Caneiros (também conhecidas como piscinas naturais dos Mosteiros, por ser precisamente o nome da freguesia em que se encontram).
Estas piscinas naturais cuja água é cristalina resultam da atividade vulcânica da ilha. Tiveram origem na mesma erupção que criou as Sete Cidades, outro dos pontos considerados obrigatórios durante uma passagem por São Miguel.
As piscinas naturais dos Mosteiros ficam na costa oeste da ilha. Se for possível, quando estiver a elaborar o itinerário e a planear a visita a esta zona, tente deixá-la para a tarde, para que seja possível assistir ali ao pôr-do-sol, que muitos dizem ser a melhor altura.
É aconselhável levar calçado apropriado para caminhar pelas rochas, que são negras, graças à sua origem vulcânica, e que ajudam a criar a paisagem arrebatadora que ali se testemunha (digna daquela publicação indispensável no Instagram).
Algumas das poças estão mais expostas às ondas, mas também existem outras mais calmas e adequadas a crianças. As piscinas têm vigilância durante a época balnear e, se quiser, pode levar material de mergulho para ver os muitos peixes coloridos. Existe um parque de estacionamento próximo.