O Pego das Pias é uma praia fluvial sem qualquer intervenção humana a poucos quilómetros de Odemira, no Alentejo. Está tal e qual como a natureza a formou — e talvez por isso seja tão encantadora. Fica mesmo entre árvores e rochas, como se estivesse escondida.
Situada a a norte da freguesia de São Salvador, entre São Luís e Odemira, esta praia com piscinas naturais é perfeita para os exploradores que procuram um local sereno, não muito populoso, mas que dê para ir a banhos (e não são tão frios como poderiam ser).
Para lá chegar terá de percorrer uma estrada de terra batida, a partir da qual deixa de poder levar o carro, precisando de fazer o resto do trajeto a pé. Este trilho pedestre é tranquilo e vale cada passo pelo destino final. O caminho começa na estrada nacional nº120.
Graças às formações rochosas e à profundidade das águas desta praia fluvial, é possível dar saltos e mergulhos mais corajosos. Porém, se preferir, também consegue ficar na zona inicial, mais rasa, onde tem sempre pé. Por estar "engolida" pela natureza, a sombra é garantida.
Se quiser, também pode usar uma corda, que está presa nas árvores, para saltar para dentro da água, que se distingue pelos seus tons esverdeados. Convém levar consigo todos os mantimentos que achar necessários (para um piquenique, por exemplo), já que não existe grande coisa nas redondezas.