Passar uma noite numa das áreas privadas mais exclusivas do histórico Palácio Garnier, em Paris, vai ser possível neste verão. Para isso, a Airbnb renovou o maior e mais emblemático palco desta casa de espetáculos francesa, o Palco de Honra. Este espaço, que já foi exclusivo da realeza, está decorado à imagem de "O Fantasma da Ópera", romance de Gaston Leroux e musical homónimo de Andrew Lloyd Webber.
A anfitriã da estadia, Véronique Leroux, é bisneta do romancista que criou este fantasma, que é uma das criaturas paranormais mais emblemáticas do mundo. "A história clássica do meu bisavô tem inspirado muitas pessoas ao longo dos anos", afirma Véronique Leroux, num comunicado da Airbnb. "Este é o momento perfeito para o honrar e dar as boas-vindas aos fãs no cenário do seu romance tão estimado, através de uma estadia única na vida", conclui.
A iniciativa, que visa promover a oferta patrimonial francesa, vai ser conjugada com outras atividades. A par de dormirem neste alojamento majestoso (e digno de, quiçá, Luís XIV), com vista privilegiada para os bastidores do edifício e para o horizonte parisiense, os dois hóspedes poderão também aventurar-se por áreas menos conhecidas do teatro. Desta lista fazem parte o arquivo e os corredores do edifício, bem como o famoso lago subterrâneo, que acolhia o fantasma do romance gótico.
Mas a lista não se fica por aqui. Os contemplados vão contar ainda com uma aula de iniciação ao ballet e vão poder assistir a um recital exclusivo, cujos protagonistas vão ser os artistas da Academia da Ópera de Paris – sempre com um tratamento luxuoso, que inclui champanhe e aperitivos à mistura.
Como nem só de aperitivos se enche a barriga, a estadia também inclui um jantar no Foyer de la Danse. Esta é uma das históricas e icónicas salas de ensaios privada, localizada nos bastidores, utilizada pelos bailarinos para fazerem os seus aquecimentos antes de subirem aos palcos.
Se quiser estar perto disto, poderá tentar a sua sorte e solicitar a reserva a partir do dia 1 de março de 2023, pelas 19 horas, no site da Airbnb. No entanto, a estadia só acontece alguns meses depois, a 16 de julho, com um custo de 37 euros (o que, por si só, também é simbólico, já que corresponde ao número do palco). Mas há certos requisitos: o hóspede que o fizer deverá ser maior de idade e ter um perfil Airbnb verificado, assim como uma boa avaliação na plataforma.