
A Parques Sintra associa-se à comemoração das Jornadas Europeias do Património, um dos grandes eventos culturais celebrados na Europa. Para o assinalar, foi concebido um programa especial de visitas exclusivas, conduzidas por técnicos da instituição, onde o público poderá ver os bastidores de diversos momentos emblemáticos de Sintra.
Nunca teve um pingo de curiosidade de como seriam os espaços que por norma estão fechados ao público? Esta iniciativa vai permitir que conheça espaços secretos e veja os bastidores, enquanto compreende de perto como é o trabalho de conservação do património.
Dos Palácios Nacionais de Queluz e da Pena ao Convento dos Capuchos, o público terá a oportunidade de explorar os bastidores destes espaços culturais ricos em história. O programa inclui ainda visitas a jardins históricos e às memórias escondidas entre as paredes do Palácio Nacional de Sintra.
O programa arranca nesta sexta-feira, dia 19 de setembro, com três visitas especiais agendadas. No sábado, dia 20 de setembro, prepare-se para uma visita exclusiva aos bastidores do Palácio Nacional de Queluz, ao explorar áreas que normalmente não estão abertas ao público.
No mesmo dia, durante o período da tarde realiza-se a visita “Devoção real: o oratório de D. João VI no Palácio Nacional de Queluz”, com o conservador-restaurador Hugo Xavier a conduzir o momento, a experiência permite aos visitantes que conheçam os objetos que integravam o antigo oratório de D. João VI, parte de um projeto museológico dedicado à reconstituição deste espaço.
No domingo, dia 21 de setembro, às 10h30 decorre a última visita intitulada por “O Iluminismo em Queluz — A geometria e o físico ao serviço do Belo”. Com as conservadoras-restauradoras Inês Guerreiro e Ana Sanches, será possível ver os jardins do Palácio Nacional de Queluz por outros olhos, observando a arquitetura e o que o estilo reflete. Esta visita inclui ainda a oportunidade de subir pelo interior da Cascata Grande, que raramente é aberta ao público.
As jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. O património cultural e a sua riqueza é o grande foco, alertando para a necessidade de o preservar.
O evento tem a duração de três dias. Os bilhetes custam 1€ e podem ser adquiridos através do site da Parques Sintra.