Nós sabemos: dizem os princípios da nutrição que o mais saudável é sempre feito em casa. Mas em tempos excepcionais, medidas excepcionais. Estamos prestes a ser, novamente, trancados em casa e já se sabe no que é que isto dá: brownies e bolos a sair do forno, chocolates escondidos na despensa, pão para acalmar esta pandemia.

Não se prive desse deleite, que a época já tem chatices que cheguem. Mas, a título de uma rotina que não acarrete grandes consequências no que se refere ao ganho de quilos (ou declínio de saúde em geral), tente arranjar soluções que puxem o equilíbrio.

Estamos aqui para ajudar. Seleccionámos onze snacks de supermercado, perfeitos para petiscar enquanto trabalha, vê um filme ou lê um livro. Snacks que são mais ou menos aborrecidos, mais ou menos saborosos, mais ou menos saudáveis (e que, não, não incluem as famosas galetes de milho e de arroz, descanse), mas que são totalmente companheiros daquele bichinho que nos faz estar constantemente a trincar.

De chips de batata doce a sticks de quinoa, do Auschan, ao Celeiro ou Continente, espreite a nossa selecção e comece a fazer a sua lista de compras — sem açambarcar, já vimos que não é necessário.