Não pode ou não quer ingerir tanto sal às refeições? Temos boas notícias para si. É que agora já existe uma alternativa no mercado que lhe permite fazer isso mesmo sem tirar o sabor à comida que vai pôr no prato. Tudo graças à salicórnia desidratada da qampo, um produto do universo grupo Nabeiro, que pode ser usado na cozinha para temperar saladas, mas também massas, peixes e carnes.

"Sali quê?", conseguimos ouvi-lo dizer depois de ter passado os olhos pelo início deste texto. Vamos explicar.

A salicórnia é uma planta halófita, ou seja, que precisa de locais com um alto teor de sódio para se desenvolver. O seu sabor, naturalmente salgado, decorre da absorção direta do sal do mar ou do solo onde a planta cresce.

Quando os números não mentem

Mas afinal, há diferenças face ao sal dito "normal" ou tradicional? Sim, várias. Vamos a números.

Em comparação com o sal marinho, o mais comum de ser usado na culinária para tempero, o teor de sódio presente na salicórnia desidratada da qampo é 75% mais baixo. Mas se ainda não está convencido, atente nesta comparação: 100 gramas de sal marinho contém cerca de 40 gramas de sódio enquanto que 100 gramas de salicórnia tem apenas 9,2 gramas de sódio.

Além disso, a salicórnia é rica não só em vitaminas A, C, D, mas também em sais minerais, destacando-se ainda através das suas propriedades antioxidantes, diuréticas e antidiabéticas.

Reduzir o sal, dando sabor a saladas, massas, peixes e carnes

Além de a salicórnia contar com compostos benéficos para a saúde humana — como os polifenóis, por exemplo — da substituição do sal por salicórnia desidratada conseguimos um aporte muito significativo de muitos outros elementos que podem prevenir a hipertensão, entre outras doenças

Não é por acaso que a Sociedade Portuguesa de Hipertensão recomenda que seja privilegiada sobre o sal. A explicação é simples: à medida que consumimos mais sal do que aquele que deveríamos, vão sendo divulgados novos estudos que estabelecem uma relação direta entre a redução do consumo de sal e a diminuição do aparecimento de doenças cardiovasculares e, por isso, maior longevidade.

E embora já haja no mercado opções substitutas do sal para hipertensos, a verdade é que essas tendem, por norma, a ser constituídas à base de cloreto de sódio e potássio. Problema? O facto de haver quem, por sofrer de disfunção renal, não possa consumir suplementos à base de potássio.

A pensar nisso, a qampo tem uma gama completa de salicórnia desidratada que permite cozinhar vários tipos de alimentos — desde carne a peixe — e garantir que são sempre saborosos. Tudo isto, claro, sem recorrer ao sal marinho.

Agora há uma alternativa para tirar o sal do prato (mantendo a comida bem saborosa)

A gama da qampo está dividida em quatro versões,

  • Salicórnia 100%. Pensada especialmente para ser usada em saladas e que, como o nome indica, contém 100% de salicórnia;
  • Mix Salicórnia Massas. Além de salicórnia (33%), conta ainda com tomate seco (29%), alho (27%), orégãos (6%) e manjericão (4%);
  • Mix Salicórnia Peixe. Além de salicórnia (28%), tem também alho (22%), alho (22%), cebola (20%), pimenta preta (20%), cebolinho (6%) e tomilho (4%);
  • Mix Salicórnia Carne. Além de salicórnia (28%), conta ainda com cebola (23%), alho (23%), paprika (18%) e salsa (8%).

O método de utilização da salicórnia não difere muito do do sal, exceto nas massas. Nos pratos de massa que fizer aí em casa para a família ou amigos, a salicórnia deve ser usada no final e não no início. Nos restantes alimentos, a regra é sempre a mesma.

Quer se trate de um bife de carne, tofu, seitan ou peixe, deve espalhar a salicórnia desidratada da qampo de forma uniforme e dos dois lados até ambas as superfícies estarem preenchidas. Além disso, a salicórnia pode ainda ser utilizada em pratos que sejam feitos em panelas — como marinadas, caldeiradas ou guisados.

"Ok, mas qual a medida certa?", pode estar a perguntar-se. A resposta é simples: aproximadamente uma colher de chá por pessoa quando usar Salicórnia 100% (para saladas, portanto), ou aproximadamente uma colher de sopa por pessoa se usar os Mix Salicórnia Massas, Carne ou Peixe.

A gama completa da salicórnia qampo está à venda nos grandes supermercados e hipermercados como o Pingo Doce, Continente, Auchan, Continente e El Corte Inglés, Intermarché e Celeiro.

Pode conhecer mais sobre a gama qampo de salicórnia desidratada no site oficial da marca.

Uma receita com salicórnia (e bastante sabor)

Agora que já conhece as vantagens da salicórnia desidratada da qampo, está na altura de a utilizar nos seus cozinhados. Para isso, teste esta receita que lhe sugerimos e que pode ser usada para um pequeno-almoço diferente aí em casa, mas cheio de energia.

Agora há uma alternativa para tirar o sal do prato (mantendo a comida bem saborosa)

Vamos fazer uns espargos grelhados com ovos estrelados. Para uma refeição capaz de alimentar quatro pessoas, aposte em 250 gramas de espargos e quatro ovos.

Comece por grelhar os espargos. De seguida, estrele os ovos na mesma frigideira onde grelhou os espargos. Use um fio de azeite até ficar no ponto que prefere.

Depois disso, tempere os espargos e os ovos com Salicórnia 100% e sirva-os sobre fatias de pão torradas. O resultado é uma refeição equilibrada e deliciosa — e sem sal.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.