Longe vão os tempos em que publicar uma fotografia no Instagram era tão simples quanto isso — fazia-se o upload da imagem, carregava-se no botão “post”, e pronto, já está. Era só ficar a ver os likes a subir.
Infelizmente agora já não é assim. No meio de tanta oferta, a criatividade está cada vez mais escassa e parece que não fazemos mais nada senão tirar fotos iguais. Pelo menos foi isso que provou Oliver quando publicou o vídeo Instravel — A Photogenic Mass Tourism Experience.
Não podemos fazer nada em relação à falta de criatividade do mundo. Podemos dizer-lhe, porém, que há fotos proibidas no que diz respeito às imagens das férias. Pelo menos foi essa a conclusão de um estudo realizado pela empresa de cruzeiros Bolsover Cruise Club, que reuniu as nove poses mais irritantes do Instagram.
Há mais conclusões. A investigação mostrou também que os instagrammers sentem-se tentados a carregar no botão unfollow quando veem mais de 12 fotografias de férias com estas poses. Mais interessante ainda, há diferenças claras entre o que homens e mulheres acham irritante.
Ora vejamos: um quarto das mulheres disse que detestava as chamadas fotos hot dog legs (fotos das pernas, em determinados ângulos parecem apenas duas salsichas). No caso dos homens, porém, apenas 20% afirmou não gostar dessa pose.
Também há diferenças em relação à idade. Em relação às fotos de casais a beijarem-se, verificou-se que as pessoas com 24 ou menos anos tinham cinco vezes mais probabilidade de detestar essas imagens do que as que têm entre os 45 e 54 anos.
Mais um dado interessante: parece que os homens são mais românticos do que as mulheres, uma vez que consideraram as fotos de casais aos beijos como a sua segunda favorita. Já as mulheres escolheram-na como a quinta mais irritante.