Jared McDonald, um especialista em perda de peso, que trabalha em "reiniciar os metabolismos" dos seus clientes (com destaque para mulheres a partir dos 45 anos) publicou um vídeo no TikTok em que partilha apenas quatro dicas para perder peso rapidamente, mas de modo sustentável — e já ficou viral.
O especialista de Idaho, nos Estados Unidos, fundador da "The Metabolism Reboot", começa por afirmar que "o stresse é o problema" quando existe dificuldade para perder peso. Para Jared, o segredo para garantir que o número na balança começa a descer é fazer um esforço por reduzir os níveis de stresse no corpo.
"Tem de ter consciência de que o stresse é o problema, faz com que o corpo armazene gordura mesmo na zona central do corpo", acrescentando que, "normalmente, a abordagem comum para a perda de peso é comer menos e fazer mais exercício físico, o que, na verdade, stressa mais o corpo".
Assim, o especialista deixa algumas dicas para perder peso de modo eficaz, sem que isso implique contar calorias ou praticar uma extrema quantidade de exercício físico.
1) Parar de fazer com que o foco seja perder peso
Jared salienta que, na grande maioria das vezes, o foco principal das pessoas é perder peso, e que esse pensamento está errado, pois apenas acarreta níveis de stresse maiores para o organismo. O objetivo deve ser a saúde e bem-estar geral da pessoa.
Apesar de reconhecer que o conselho parece contraditório, o especialista afirma que quem tem em mente perder peso de forma definitiva deve pensar que o faz por saúde. "As coisas que faz para perder peso habitualmente stressam mais o corpo (...), mas as coisas que faz para se tornar mais saudável vão promover saúde, e permitir que, de facto, perca o peso."
2) Manter uma alimentação com comida "real"
Quando as pessoas se encontram a cumprir uma dieta, muitas vezes tentam optar apenas por refeições com um índice calórico mais baixo ou batidos proteicos, que de facto reduzem o número na balança, mas não de uma forma sustentável e a longo termo, sublinha Jared. "Na maioria das vezes, só causa mais stresse."
"Quando falamos sobre stresse, temos de falar sobre toxinas, inflamação, e açúcar no sangue e cortisol", sendo esta última conhecida como a hormona do stresse, que regula também o metabolismo. O especialista afirma ainda que a comida dietética "não soluciona" os aspetos mencionados e que "não são sustentáveis, não os pode comer para sempre".
Realça ainda que a comida dietética não altera a mentalidade e o foco das pessoas, que acabam por não ultrapassar o stresse derivado da alimentação, bem como outros padrões prejudiciais à obtenção de resultados práticos.
3) Parar de fazer exercício físico com o intuito de perder peso
Apesar de admitir que recebe "muitas críticas" quando transmite esta dica às pessoas, o treinador tenta esclarecer que o exercício não é prejudicial, desde que seja aplicado da forma correta. Acontece que em casos em que as pessoas já tenham excesso de peso, e que por isso têm hormonas que sofrem alterações, não se podem focar em fazer exercício físico, especialmente em quantidades extremas, para perder o peso.
O especialista acrescenta que mesmo que a pessoa até esteja a gostar do processo, não vai ver grandes resultados devido ao stresse causado no corpo. "Até se pode vir a sentir melhor, até pode gostar, pode ficar mais forte, pode sentir uma libertação mental, e tudo isso é bom (...), mas essa gordura na barriga vai continuar por aí."
Jared conclui este terceiro conselho afirmando que a chave para o sucesso deve ser o foco na "nutrição e em ficar saudável", e não tanto na prática de exercício como principal forma de perder peso.
4) Beber muita água
Quanto ao último conselho, o treinador reconhece que pode parecer cliché, porque é algo que "ouvimos bastante, mas a razão para isso é porque um dos primeiros passos no metabolismo das células de gordura é chamado de hidrólise", explicando que os seres humanos necessitam de água "para de facto queimar gordura", e que a maioria das pessoas é, erradamente, "cronicamente desidratada".
Contudo, Jared confirma que "apenas beber água" pode não ser suficiente para algumas pessoas, que nesses casos devem também fazer uma suplementação com "eletrólitos e minerais".
Reunidas estas quatro dicas, o especialista garante que "vai começar a ver resultados a acontecer", e de que facto "consegue perder peso rapidamente", mas acima de tudo "permanentemente", e de "forma sustentável" — mas tem de as cumprir religiosamente.