A partir de agora, já não precisa de tirar um print ou guardar no telemóvel todas as receitas que Catarina Gouveia vai partilhando na rede social Instagram. Porquê? A atriz, e fonte de inspiração de uma vida mais saudável e feliz, acaba de lançar um livro com mais de 70 receitas — e nem é preciso dizer que são todas saudáveis e deliciosas.

Catarina Gouveia começou a cozinhar muito cedo, também incentivada pela mãe, mas houve uma fase da vida — quando veio viver para Lisboa e seguir o sonho da representação — em que deixou de dedicar tempo a uma alimentação cuidada e passou a ter opções alimentares que descreve como inconscientes.

Acabou o mistério. Catarina Gouveia revela novidade feita "com amor"
Acabou o mistério. Catarina Gouveia revela novidade feita "com amor"
Ver artigo

Depois de sentir de forma intensa o impacto negativo que a alimentação teve no seu corpo, que, no seu caso, se manifestou numa crise de acne severa, Catarina sentiu que estava na hora de mudar. "Foi aí que percebi que a minha pele era apenas um sintoma da minha inflamação e que isso se podia corrigir através da alimentação", diz à MAGG.

Aos 33 anos, a atriz e influenciadora digital confessa que a arte da cozinha é algo que sempre a acompanhou. Tudo o que aprendeu foi com a mãe, que descreve como "uma cozinheira de mão cheia", mas focada numa "abordagem tradicional". Apesar de, desde muito cedo, ter aprendido a pôr em prática muitas receitas, diz que aquilo que foi fazendo, após adotar um estilo de vida mais saudável, foi recriar as receitas e torná-las menos prejudiciais para a saúde.

Substituir o açúcar tradicional por tâmaras ou fruta madura, as manteigas pelo óleo de coco ou azeite são pequenas alterações que, segundo Catarina Gouveia, fazem toda a diferença até a nível de valor nutricional. "O interessante está quando compreendemos a alimentação no sentido da nutrição. Aí, a ligação que temos com o alimento acaba por mudar e o apetite que temos por ele também", diz, referindo que hoje já não olha para um pacote de batatas fritas com o mesmo apetite do que antigamente.

"Claro que como, se tiver vontade, mas essa vontade já é condicionada porque eu sei os ingredientes que estão ali, eu sei qual é a composição daquele alimento e dar isso ao meu corpo é uma vontade que já fica espontaneamente afetada", continua, frisando que ainda come pizzas ou sobremesas, por exemplo, mas opta por as confecionar ou ir a um restaurante que sabe que escolhe cuidadosamente os ingredientes e tem cuidado com o processo de confeção.

O estilo (e as fotos) de Catarina Gouveia em férias. Atriz está em Formentera
O estilo (e as fotos) de Catarina Gouveia em férias. Atriz está em Formentera
Ver artigo

Para Catarina Gouveia, o segredo não está em deixar de comer, mas comer de forma diferente. "Nunca deixei de ter o prazer de comer até porque acho que esse é que é o inimigo de quem opta por fazer restrições na sua alimentação. Mais cedo ou mais tarde, acabamos por voltar porque era aquilo que nos fazia felizes. A comida é mesmo necessária para garantir um momento de prazer e relaxar. Se assim não for,  acabamos sempre por voltar onde já fomos felizes e à comida que garante essa experiência."

"Feito com Amor" está na bancas desde esta quarta-feira, 3 de novembro. Neste livro, é possível encontrar receitas que, além de  saudáveis, são fáceis de confecionar — já que essa é também uma preocupação da atriz. "Eu própria, quando procuro inspirar-me e tirar ideias, quando encontro uma receita muito complicada e com ingredientes difíceis de encontrar (ou que não temos em casa), acabo logo por desistir."

Através das redes sociais, Catarina Gouveia inspira diariamente mais de 500 mil seguidores que se sentem motivados pelo seu estilo de vida. Como resposta ao feedback que sempre recebeu, nasce o "Feito com Amor". O livro está à venda pelo valor de 16,90€ e é editado pela Manuscrito.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.