Alongar, fortalecer e equilibrar o corpo. Foi com estes três objetivos que no início do século XX, Joseph Pilates criava um método que, partindo de movimentos lentos, além da tonificação e fortalecimento dos músculos, trabalhava outras componentes que em tudo contribuem para uma boa qualidade de vida: a flexibilidade, a destreza e o equilíbrio — o que, por sua vez, tem resultados muitos positivos na atenuação de problemas de costas.
Os exercícios são variados, mas têm um aspeto em comum: partem sempre da zona do core, o centro da gravidade do corpo, que que sustenta a coluna, órgãos internos e postura. É por isso que, apesar de agir de forma transversal, Pilates trabalha de forma muito completa a zona do abdómen, fortalecendo desde os músculos mais profundos aos do reto abdominal.
Falámos com Inês Bouw, profissional de exercício e instrutora certificada de Pilates, para sugerir sete movimentos que trabalhando a zona dos abdominais, não se cingem a esta zona do corpo.
Ora veja a sequência de movimentos e aplique-a em casa. Além da tão desejada barriga tonificada, vai sentir-se mais alongado e mais forte. Ah, e não pense que por ser lento é fácil. Vai precisar de força, concentração e controlo.