Há hábitos sazonais, que são diametralmente opostos. Por exemplo: se no inverno lazer significa estar em casa a fazer absolutamente nada (exceto engordar e ver séries de uma qualquer plataforma de streaming como se fosse o último dia de internet), no verão transformamo-nos numa espécie de ave descontrolada, desesperada, à procura da saída de casa. É, parece que o teto nos cai em cima.
Significa isto o quê? Que as paredes que limitam os ginásios também não são o sítio ideal para se estar. Mas continuar a treinar é uma boa ideia, portanto vamos a soluções. É fácil: aproveitar os jardins, sítios junto ao rio ou até mesmo a praia.
Com a ajuda da personal trainer Marta Santos — que disponibiliza serviços de treino outdoor e uma das responsáveis por organizar as Health Sessions (sessões de treino funcional e de relaxamento, com direito a snacks saudáveis no fim) —, a MAGG criou um plano de treino ao ar livre em que não precisa de nenhum material, em que trabalha o corpo de forma completa, queimando calorias e, em simultâneo, trabalhando os músculos.
Treinar na rua, com seis exercícios simples
O circuito criado pela PT deve ser feito entre três a cinco vezes, sendo que cada exercício deverá ter entre 15 a 20 repetições. No final de cada série, descanse um minuto.
Para aquecer: uma corrida de dez minutos.
1. Agachamento
Com os pés afastados ao nível dos ombros, abdominal contraído e costas direitas, fletir os joelhos, sem que estes ultrapassem a ponta do pé.
Para queimar mais calorias: ao fletir, dê um salto.
2. Flexão seguida de burpee
Em posição de prancha, flita os braços, levando o peito ao chão, mantendo o corpo direito e o abdominal contraído. Depois, siga para o burpee: com um salto, leve os pés para junto das mãos, passe pelo agachamento e dê pule para ficar em pé fique de pé.
3. Lunge
Com os pés afastados (um à frente e outro atrás), fletir as pernas, sem que o joelho da frente ultrapasse a ponta do pé.
Opção para queimar mais calorias: coloque a ponta do pé em cima de um banco ou de um baloiço.
4. Mountain climber
Na posição de prancha, com braços esticados e abdominal contraído, leve os joelhos ao peito, alternadamente.
5. Sobe e desce
Suba e desça, alternadamente um banco ou umas escadas.
Opção para queimar mais calorias: dê um salto para cima do banco, garantindo que ao cair, flete as pernas.
6. Prancha
Virado de barriga para baixo, apoiado pela ponta dos pés e pelos cotovelos, mantenha-se em posição estática (de prancha), mantendo o abdominal bem contraído.