O Papa Francisco pode estar a prepar-se para seguir as pisadas de Bento XVI e optar pela renúncia ao cargo, deixando assim de ser o representante máximo da Igreja Católica e passando a Papa emérito.

De acordo com o "Nascer do Sol", que refere informações de fontes eclesiásticas no Vaticano, o Papa deverá fazê-lo a seguir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que decorre em Lisboa, Portugal, entre 1 e 6 de agosto. A verificar-se este cenário, a JMJ seria o último grande evento internacional do Papa antes de renunciar ao cargo.

Dolores Aveiro encontra-se com o Papa Francisco. Também quer? Explicamos como se faz
Dolores Aveiro encontra-se com o Papa Francisco. Também quer? Explicamos como se faz
Ver artigo

A mesma publicação refere ainda que o atual chefe da Igreja Católica sente-se cansado e quer dar o exemplo de não se perpetuar o cargo até à hora da morte, evitando que os últimos anos de pontificado sejam marcados por debilidades, tal como aconteceu com tantos Papas e com João Paulo II — o antecessor de Bento XVI exerceu o cargo durante 26 anos, e morreu aos 84, sendo o final do seu pontificado marcado por vários problemas de saúde.

Já Francisco, atualmente com 86 anos — e um ano mais velho que Bento XVI quando renunciou —, terá comunicado aos seus próximos a intenção de se retirar, refere o "Nascer do Sol", e já terá deixado uma carta de renúncia para ser substituído no caso de se confrontar com problemas de saúde.

A mesma publicação salienta ainda que, sabendo-se desta intenção de Francisco, discutia-se no Vaticano o incómodo de ter dois Papas eméritos. Depois da morte de Bento XVI a 31 de dezembro de 2022, o Papa Francisco poderá então seguir o exemplo do seu antecessor, que terá renunciado por não se sentir capaz de comparecer na JMJ do Rio de Janeiro, Brasil, em 2013, que aconteceu meses depois da sua abdicação.