
Ao segundo dia de Conclave, quinta-feira, 8 de maio, viu-se fumo branco no Vaticano. Os 133 cardeais chegaram a um consenso, com o cardeal Robert Prevost a reunir dois terços dos votos e a assumir o papel do 267.º líder da Igreja Católica. O Papa Leão XIV, nome escolhido pelo cardeal, foi escolhido na terceira votação do dia, sendo que após ser eleito, o agora Sumo Pontífice teve de aceitar o cargo antes de surgir à janela na Praça de São Pedro.
O novo Papa escolheu o nome de Leão XIV e tem 69 anos. Natural de Chicago, é conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação em missões humanitárias no Perú durante os anos 80, refere a CNN. É o primeiro Papa norte-americano de sempre.
Era responsável, até agora, por nomear os bispos de todo o mundo, tendo assim uma rede de contactos bastante extensível, refere a SIC Notícias, e passou grande parte da carreira no Vaticano. Esta posição estratégica permitiu-lhe conhecer a estrutura da Igreja, acrescenta a CNN.
O Papa Leão XIV é o sucessor de Francisco, cujo nome era Jorge Mario Bergoglio. Morreu aos 88 anos, a 21 de abril, tendo sido eleito Sumo Pontífice no conclave de 2013, depois de Bento XVI ter renunciado ao cargo. Francisco foi escolhido como Papa também no segundo dia de conclave, tradição que volta a repetir-se em 2025, com a eleição de Leão XIV.