O Papa Francisco pode estar a prepar-se para seguir as pisadas de Bento XVI e optar pela renúncia ao cargo, deixando assim de ser o representante máximo da Igreja Católica e passando a Papa emérito.

De acordo com o "Nascer do Sol", que refere informações de fontes eclesiásticas no Vaticano, o Papa deverá fazê-lo a seguir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que decorre em Lisboa, Portugal, entre 1 e 6 de agosto. A verificar-se este cenário, a JMJ seria o último grande evento internacional do Papa antes de renunciar ao cargo.

Dolores Aveiro encontra-se com o Papa Francisco. Também quer? Explicamos como se faz
Dolores Aveiro encontra-se com o Papa Francisco. Também quer? Explicamos como se faz
Ver artigo

A mesma publicação refere ainda que o atual chefe da Igreja Católica sente-se cansado e quer dar o exemplo de não se perpetuar o cargo até à hora da morte, evitando que os últimos anos de pontificado sejam marcados por debilidades, tal como aconteceu com tantos Papas e com João Paulo II — o antecessor de Bento XVI exerceu o cargo durante 26 anos, e morreu aos 84, sendo o final do seu pontificado marcado por vários problemas de saúde.

Já Francisco, atualmente com 86 anos — e um ano mais velho que Bento XVI quando renunciou —, terá comunicado aos seus próximos a intenção de se retirar, refere o "Nascer do Sol", e já terá deixado uma carta de renúncia para ser substituído no caso de se confrontar com problemas de saúde.

A mesma publicação salienta ainda que, sabendo-se desta intenção de Francisco, discutia-se no Vaticano o incómodo de ter dois Papas eméritos. Depois da morte de Bento XVI a 31 de dezembro de 2022, o Papa Francisco poderá então seguir o exemplo do seu antecessor, que terá renunciado por não se sentir capaz de comparecer na JMJ do Rio de Janeiro, Brasil, em 2013, que aconteceu meses depois da sua abdicação.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.