Dizer que é expert em política portuguesa é fácil, mas isso é porque ainda não respondeu ao desafio que preparámos especialmente para si e que põe à prova tudo aquilo que achava que sabia até agora sobre o assunto. Mais do que saber quais foram as últimas legislações ou polémicas a tomar conta da discussão pública sobre o atual governo ou oposição, interessa-nos muito mais saber se seria capaz de reconhecer alguns dos políticos portugueses apenas pela fotografia e uma única pista simples e vaga.

Damos-lhe um exemplo só para que não sinta que vai começar este desafio em desvantagem. Qual é, por exemplo, o atual político português que ajudou a fundar o Livre e que, recentemente, viu o partido envolvido em polémica depois de vários desentendimentos e falhas de comunicação entre a única deputada eleita, Joacine Katar-Moreira, e a direção?

As histórias, os segredos, as lutas políticas e as praxes do Instituto Superior Técnico
As histórias, os segredos, as lutas políticas e as praxes do Instituto Superior Técnico
Ver artigo

Depois de pensar um bocadinho, muito provavelmente chegou à conclusão de que se tratava de Rui Tavares, que surgiu em vários vídeos do Livre de apoio à candidatura de Joacine Katar-Moreira ao parlamento. Mas este é um exemplo fácil, até porque o nome de Rui Tavares e o Livre foram muito noticiados na imprensa.

E se aumentarmos a dificuldade? Sabe, por exemplo, como se chama a atual Ministra da Cultura ou a Ministra da Agricultura? E quem é o comentador político que, anteriormente, serviu como Conselheiro de Estado?

É este o tipo de perguntas que pode esperar neste desafio de apenas 10 perguntas no qual só precisa de acertar em pelo menos sete para ter boa nota.