A partir desta quinta-feira, 25 de abril, o tempo mudou drasticamente. O calor que o País experienciou durante essa semana teve os dias contados, já que foi a partir dessa data que o frio e a chuva voltaram a dar o ar da sua graça, tendo até oito distritos do País ficado em alerta amarelo para a queda de neve. Será que esta semana o cenário muda de figura?
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta segunda-feira, 29 de abril, o tempo volta a ficar mais estável, com uma "pequena subida da temperatura máxima", que vai estar compreendida entre 13ºC (Guarda) e os 22ºC (Faro), com Lisboa e o Porto a registarem 18ºC e 16ºC, respetivamente. As mínimas podem chegar aos 2ºC, como acontece em Viseu, e não serão mais altas que o valor registado na capital, 11ºC.
Na terça-feira, 30, é que a meteorologia volta a mudar, com uma nova massa de ar frio que promete fazer as temperaturas descer. Embora haja uma "pequena subida" das mínimas, que se fixam entre os 3ºC (Guarda) e os 13ºC (Sagres), as máximas não vão ser mais elevadas do que 20ºC, como acontece em Setúbal, Faro e Beja. Além disso, prevê-se que todo o País conte com alguns períodos de chuva, nomeadamente aguaceiros nas regiões norte e centro, bem como a queda de neve acima dos mil metros de altitude.
Quanto a quarta-feira, 1 de maio, o cenário não muda muito de figura. "Aguaceiros nas regiões norte e centro" e trovoada vão fazer-se sentir, ao mesmo tempo que se regista uma "pequena descida de temperatura, em especial da máxima". As temperaturas de Lisboa vão estar compreendidas entre os 10ºC e os 17ºC e as do Porto entre os 7ºC e os 14ºC.
O tempo começa mudar gradualmente a partir de sexta-feira, 2, diz em que os termómetros da capital registam mais 1ºC de máxima que no dia anterior, assim como de temperatura mínima. O Porto também vai sentir um ligeiro aumento das temperaturas, com a máxima a chegar aos 16ºC e a mínima aos 8ºC.