Rui Tavares, historiador, porta-voz do Livre e candidato a primeiro-ministro, esteve na manhã desta terça-feira, 5 de março, à conversa com Cristina Ferreira e Cláudio Ramos no “Dois às 10”, na TVI, onde recordou o pai, que já morreu, e foi surpreendido com um áudio do filho Elias, 6 anos, fruto da relação de dez anos com Marta Loja Neves, que conheceu no Parlamento Europeu.

Mulher de Rui Rocha está a lutar contra um cancro. "É uma fase muito difícil. Ela é uma guerreira"
Mulher de Rui Rocha está a lutar contra um cancro. "É uma fase muito difícil. Ela é uma guerreira"
Ver artigo

Rui Tavares, que cresceu entre Lisboa e o Ribatejo, recordou a vida no campo, nomeadamente “o tempo que corre de outra maneira”, “tomar banho no rio da aldeia vizinha”, “descer os barrancos”, ir “levar as ovelhas a pastar” e “ir para o campo fazer a espiga”. “Eu tenho um bocadinho aquela ideia, que pode ser errada, de que na aldeia às vezes se entende melhor o mundo”, disse.

A mãe do político surpreendeu o filho com um vídeo, onde confessava ter “pena” do pai e do avô de Rui Tavares não estarem cá para o ver nesta fase da sua vida. Cristina Ferreira quis saber se o porta-voz do Livre sente o mesmo. “Tenho [pena também]. O meu pai era uma pessoa muito bondosa. O lado mais afetivo que tenho vem muito dele”, admitiu, acrescentando que “a maneira como ele olhava para as outras pessoas era emocional, muito através do coração”.

O político também foi surpreendido com um desenho e um áudio do filho. “[Ele é] muito bom. O papá é o maior, o maior a fazer debates. Gosto de brincar com ele xadrez e ping-pong. Fico a pensar que ele é bom, que ele tem bom coração e que ele é bom deputado. Ele combate fascistas. (...) [É importante] para termos liberdade”, disse Elias, 6 anos.

Rui Tavares, que também é escritor e já publicou sete livros, foi pai pela primeira vez com 45 anos e é também pai de Helena, 4 anos. “É engraçado, porque eu tenho a diferença de idade para os meus filhos que os meus pais tinham para mim. A minha vida teve um percurso em que eu a certa altura pensei que já não ia ter filhos e depois tenho esta família e estes filhos que me preenchem muito e que vieram na altura certa”, refletiu.