
Já pode começar a recolher os vouchers para os manuais escolares gratuitos dos pequenos lá de casa. Foi na tarde de segunda-feira, 28 de julho, que a plataforma MEGA começou a disponibilizar os vales para todos os alunos que vão começar ou continuar o seu percurso escolar, existindo três datas diferentes em que pode recolhê-los no site.
Estes vouchers servem para a reutilização dos manuais escolares ao longo dos anos, para que o desperdício em comprar novos materiais seja minimizado.
Assim, todos os alunos que vão, em setembro, começar a frequentar o primeiro ciclo ou transitar para o 9.º ano já podem pedir os seus vouchers, uma vez que já estão disponíveis, segundo o "Público". Depois, a partir de 4 de agosto, todos os que forem começar o 5.º, 6.º. 7.º e 8. º ano podem começar a pedir os seus, e quem vai para o ensino secundário pode requisitar os vouchers a partir de 11 de agosto. Desta maneira, o mais fácil é, nestas datas, verificar a plataforma MEGA, porque se tentar antes disso o mais provável é não estar nenhum manual pronto para requisitar.
Se, mesmo nessas datas, ainda não tiver nenhum vale disponível, aguarde uns dias e volte a tentar de novo. No entanto, se já lá estiverem, basta fazer o registo e descarregar para o telemóvel ou imprimir depois os vales que lá se encontrarem para o aluno em questão.
Quando já os tiver consigo, irá reparar que alguns podem dizer “livro novo” e outros “livro usado”, o que quer dizer que terá de os levantar ou numa livraria aderente (se for a primeira opção) ou no próprio estabelecimento de ensino (se for a segunda opção).
Contudo, tenha em atenção que, se for um livro novo, tem de fazer a encomenda gratuita na livraria no momento em que levar o voucher, e só depois de uns dias é que receberá uma mensagem a dizer que o pode ir buscar. No caso dos livros usados, a escola, assim que receber o vale, disponibiliza logo o manual - isto se tiver algum disponível no momento. Quanto às famílias que não têm acesso à Internet, basta dirigirem-se até à escola do aluno com o número de contribuinte (NIF) e solicitar lá os vouchers.