Depois de, em 2020, a Netflix ter disponibilizado "Nadiya's Time to Eat" chega agora à plataforma de streaming "Nadiya Bakes", o programa da cozinheira britânica Nadiya Hussain totalmente dedicado a bolos e sobremesas várias.

"Chef's Table" deu o pontapé de saída para uma excelência visual nos conteúdos sobre gastronomia e culinária. "Salt, Fat, Acid, Heat", de Samin Nosrast, "Ugly Delicious", com David Chang e a maravilhosa série "Street Food" seguiram-lhe as pisadas, elevando o patamar dos documentários televisivos sobre comida e colocando-os na categoria de entretenimento (mais do que serem meros manuais visuais para aprendermos a cozinhar).

Em "Nadiya Bakes", a chef britânica recebe convidados numa cozinha espectacularmente limpa e iluminada, para prepararem sobremesas absolutamente deliciosas e decadentes, que só de olhar dão vontade de ir fazer uma emboscada à despensa ou ao frigorífico. "Todos sabemos que a vida pode ser difícil. Mas, quando eu faço bolos, faz-me sentir um pouco melhor, de alguma forma", diz Nadiya no início do primeiro episódio.

E nós, de alguma forma, também nos sentimos bem ao ver que, apesar de toda a loucura que se passa pelo mundo fora, se juntarmos farinha, fermento, ovos e açúcar, as probabilidades de, daí, sair um bolo, são bastante elevadas. Mesmo que só assistamos ao processo, sem levantar o rabo do sofá, e deixemos que seja Nadiya Hussain a fazer todo o trabalho.

Com apenas 36 anos, a cozinheira é considerada uma das 100 mulheres mais influentes do Reino Unido. Em 2015, venceu a sexta temporada do concurso "The Great British Bake Off" e desde então não parou. Quando venceu o cooking show da estação pública de televisão, tinha três filhos e era dona de casa. Cinco anos depois, já lançou vários livros, conduziu programas de televisão e até fez o bolo de aniversário dos 90 anos da rainha Isabel II. Feitos que lhe valeram ser condecorada com a Excelentíssima Ordem do Império Britânico.

Se estes motivos não são suficientes para espreitas "Nadiya Bakes" na Netflix, só nos resta dizer que há bolo de chocolate. Daqueles bons.