Uma cadela chamada Bailey, com cerca de 3 anos, tinha sido recentemente adotada quando fugiu de casa e andou 16 quilómetros até ao seu abrigo antigo. Quando lá chegou, três dias depois, fez questão de tocar à campainha para que a deixassem entrar.

Pit bull maltratado e sem orelha recebe cão de peluche e arranca parte do boneco para ficarem parecidos
Pit bull maltratado e sem orelha recebe cão de peluche e arranca parte do boneco para ficarem parecidos
Ver artigo

Loretta Hyde, fundadora do abrigo que acolheu Bailey, o Texas Animal Rescue League de El Paso, contou ao “Today” que a cadela fugiu quando se assustou com o dono a tentar colocar-lhe um peitoral adequado. As pessoas ainda tentaram segui-la, mas já não a encontraram. O dono de Bailey ligou, então, para a fundadora do abrigo para informar o seu desaparecimento. “Urgente. Esta linda menina – Bailey – soltou-se na área de Mesa e Sunland Park, no lado oeste. Ela é muito amigável. Se a encontrar, por favor, ligue”, escreveu o abrigo numa publicação no Facebook.

Bailey foi sendo vista por pessoas na rua e Loretta foi percebendo que ela estava a voltar para o abrigo. “Ela vai acabar no abrigo, acredite em mim”. Três dias depois do seu desaparecimento, às 1h15, Loretta viu a cadela na câmara da campainha a tentar fazê-la tocar. “Bailey agora está segura. A todos aqueles que procuraram, localizaram, ligaram, esperaram – agradecemos”, escreveram. “Ela estava muito feliz, e nós também”, acrescentaram.

Bailey está bem e com o seu dono que lhe “coloca duas coleiras” e que até encomendou um colar com GPS, tendo aprendido a “sua lição tão bem quanto ela [Bailey] aprendeu a dela”.