A história de Dingo teve um final feliz. Aos 6 anos, este cão chegou ao abrigo San Antonio Benagéber, em Valência, Espanha. Ali ficou durante 11 anos. Agora, com 17, acaba de ser adotado, depois de uma campanha bem sucedida levada a cabo nas redes sociais.
Os funcionários do abrigo suspeitam que, nos primeiros anos de vida de Dingo, o animal tenha vivido num terreno, sozinho e sem qualquer atenção. "Acreditamos que isso marcou a personalidade dele, porque no início ele era agressivo e recusava todo o contacto", afirmou uma voluntária à "Telecinco".
"É um cão complicado. Não gostava de interagir com pessoas ou com outros animais, mas, com o tempo, mudou e tornou-se mais sociável", garantiu Sara, que pertence à Sociedade Valenciana de Proteção de Animais e Plantas (SVPAP). O destino de Dingo parecia traçado — e nada favorável.
Todos os funcionários já estavam a perder a esperança, mas decidiram começar a fazer uma divulgação em massa nas redes sociais, de modo a dar a conhecer a situação de Dingo. Graças a estes esforços, Dingo encontrou uma família com a qual passará o resto da sua vida.
O rafeiro foi adotado por um casal que já tinha um cão e que levou Dingo durante uns dias para casa, com o intuito de perceber se ele se conseguiria adaptar não só a viver fora do abrigo como a partilhar casa com o outro cão. O teste correu bem e Dingo saiu finalmente do abrigo.