Dizem que o cão é o melhor do amigo do Homem, mas também pode ser o melhor amigo de outros animais. Prova disso é o que aconteceu no Jardim Zoológico de Potawatomi, no Indiana, Estados Unidos, onde uma cadela da raça Golden Retriever foi a salvação de oito filhotes de mabecos, também conhecidos como cães selvagens africanos, que tinham sido rejeitados pela mãe.

Pouco tempo depois do nascimento dos animais, fruto do acasalamento de Bleu e Maurice, os tratadores do zoo perceberam que a matilha não iria aceitar os novos bebés. Isto tudo porque a mãe, descrita como "inexperiente", tinha dado sinais de que "não estava a cuidar dos seus bebés como devia" – e Maurice seguiu o seu exemplo.

"Soubemos em 24 horas que tínhamos de os separar", disse o diretor-executivo do jardim zoológico, Josh Sisk, ao "South Bend Tribune", de acordo com a "People". Por isso, a missão de cuidar desta ninhada tornou-se desafiante, uma vez que não era viável a aproximação dos seus progenitores – e a sobrevivência dos mesmos dependia da ajuda da matilha na sua alimentação.

Mas não tardou muito até arranjarem uma solução: Kassy, uma Golden Retriever que, recentemente, também tinha tido uma ninhada de cachorrinhos. A cadela foi levada para o jardim zoológico para amamentar e cuidar dos filhos de Bleu e Maurice, que nasceram em setembro. E depois de muitos esforços, que incluiu monitorização dos bebés 24 horas por dia, apenas três sobreviveram.

"Tem sido uma jornada emocionalmente exaustiva e desafiante para a equipa, mas a missão do Zoo é trabalhar para a preservação de espécies selvagens", continuou o responsável, acrescentando que, por vezes, "são necessárias medidas extraordinárias", mesmo que elas não surtam o efeito desejado.

Como é a vida de uma família com 13 golden retrievers? Uma conta de TikTok partilha tudo
Como é a vida de uma família com 13 golden retrievers? Uma conta de TikTok partilha tudo
Ver artigo

Os sobreviventes foram apelidados de Blue, Red e Orange, em homenagem à farda dos tratadores que os acompanharam. "Tiveram um início de vida invulgar e desafiante, mas o jardim zoológico espera que tenham um futuro brilhante e bem sucedido", lê-se num comunicado do estabelecimento, citado pela "People".

Agora, o último passo desta missão é tentar fazer com Blue, Red e Orange regressem à família que os rejeitou. Caso não sejam aceites novamente, deverão ser transferidos para outra instituição, onde criarão as suas próprias famílias noutra matilha. No entanto, o zoo acrescenta que o público poderá vê-los ao vivo brevemente.

Veja as fotos.