Cuidar do nosso melhor amigo de quatro patas também passa por estarmos protegidos contra “bichos” que nos adoeçam. Nesse sentido, a desparasitação é tão importante para eles como para nós, já que protege toda a família. Sabe quando e como deve desparasitar o seu patudo?

A entrada de um animal de estimação numa família traz várias mudanças e compromissos. Há que ajudá-los a praticarem uma alimentação adequada, providenciar os cuidados veterinários necessários, promover a prática de exercício físico com passeios longos, cuidar da sua higiene, socializar com eles e, claro, garantir-lhes um ambiente seguro e confortável.

Mas os deveres não ficam por aqui. Ao assumirmos o cuidado de um animal, temos também de o proteger de possíveis doenças, acidentes e, claro, maus-tratos. É aqui que surge a desparasitação, que tem como objetivo eliminar parasitas e prevenir a sua transmissão.

Este passo fundamental para com a saúde e o bem-estar do animal também protege os humanos de parasitas como pulgas, carraças, vermes e ácaros, já que seres que provocam desconforto se alojam no organismo dos animais ou dos humanos.

As crianças não escapam a este perigo — e estão até mais vulneráveis, já que levam muitas vezes as mãos à boca. Estas podem não estar higienizadas após o contacto com o animal e, consequentemente, com eventuais parasitas e vetores.

É importante saber que a desparasitação dos cães e gatos difere de animal para animal, nos produtos utilizados e na periodicidade do tratamento. Além disso, também o estilo de vida do animal deve ser tido em conta.

Afinal, como deve ser feita a desparasitação de um animal?

  • Desparasitação interna em cães e gatos juvenis: às duas semanas e de 15 em 15 dias até aos 2 meses;
  • Desparasitação interna até aos 6 meses: uma vez por mês;
  • Desparasitação interna de cães e gatos adultos: no mínimo de 3 em 3 meses;
  • Desparasitação externa de cães e gatos: a partir do primeiro mês de vida. A frequência com que deve ser realizada depende do produto aplicado. Existem produtos que duram 4 semanas (pipetas, comprimido), 12 semanas (comprimido), 16 semanas (coleira) e até 8 meses (coleira).

Se quiser saber mais sobre a desparasitação do seu melhor amigo, pode aconselhar-se com o seu Farmacêutico Holon.

Com o apoio KRKA