Aquário representa a queda do ego e da individualidade isolada. Põe o seu eu ao serviço do coletivo e já não se vê mais separado do mesmo. Começa a sentir-se parte igual de uma estrutura universal. O conceito de coletividade está sempre presente.
Quebra as limitações do ontem para abrir um novo amanhã. O aquariano caminha a um ritmo diferente e costuma sentir-se meio extraterrestre neste planeta. As suas ideias são elaboradas a partir de modelos abstratos e a sua imaginação acelerada não para de voar. Por ficar permanentemente ligado, pode ter dificuldade em relaxar.
Gosta de deixar espaço para o imprevisto e evita planear com antecedência, preferindo decidir em cima da hora, ao sabor do momento. Dotado de um intelecto vivo e desperto e um talento especial para fazer projetos, o aquariano é um inovador e não se prende às convenções. Regido por Úrano, um dos deuses mais irreverentes, adora romper com o poder instituído. As ideias novas e progressistas seduzem-no, mas pode ser um tanto visionário, e acaba por sofrer com
a incompreensão.
Os aquarianos são buscadores da verdade, humanitários. Das suas maiores qualidades destacam-se o sentido de justiça e integridade. Inventores, progressistas, sociáveis, inovadores, independentes, tolerantes, individualistas, artísticos,
intelectuais, querem libertar-se de todas as limitações e inibições, têm uma visão clara e objetiva, muito originais, podem parecer frios e excêntricos.
Muitas vezes ficam perdidos em grandes labirintos intelectuais e fogem dos relacionamentos que envolvem um compromisso, preferem ficar sozinhos, com medo dos sentimentos profundos nos quais poderiam perder-se. Visionários, os aquarianos confiam nos seus sonhos, embora muitos não correspondam à realidade.
Quando conseguem sintonizar com as vibrações superiores de Úrano, as suas mentes tornam-se capazes de romper barreiras e ultrapassar a consciência tridimensional, e têm acesso a uma vasta fonte de informações. No trabalho, precisam de estímulos constantes e de muita variedade, não se devem dedicar a funções que não apresentam perspectivas interessantes. Não gostam da falta de mobilidade e da disciplina de horários, e por causa da sua inconstância e versatilidade podem ter dificuldade de concentração.
Como referiu Liz Greene: “Sem ideal, nenhuma espécie de progresso poderia acontecer. Mas o embasamento de um ideal leva tempo, requer flexibilidade e sensibilidade quanto às limitações da natureza humana. Aquário não é muito versado em nenhuma dessas três coisas. Ele normalmente é impaciente e quer ver o ideal tomar forma imediatamente.
Não é muito flexível, embora seja um grande amante da verdade. Tem também muito pouca compreensão ou paciência com os aspectos inferiores da natureza humana. Aqui pode-se perceber o dilema de Aquário, os seus dons e os seus defeitos. O seu símbolo é o aguadeiro. Note bem que o aguadeiro carrega o seu cântaro para oferecer a água da vida à humanidade, mas não molha as próprias mãos. Como signo de ar, Aquário encontra a sua realidade nos ideais. Por estar mais preocupado com o que acontece ao grupo do que acontece ao indivíduo, você verá o tradicional aquariano
envolvido mais com o bem-estar dos homens e com os direitos humanos. Campos como ciências sociais, educação e política são naturais ao aquariano futurista, que quer por o mundo em ordem.”
Este é o verdadeiro signo da liberdade, fraternidade e igualdade.
Que sejamos abençoados pela visão de uma humanidade mais fraterna e amorosa. Que sejamos conscientes de que fazemos parte de um planeta, cada vez mais conectados uns com os outros, e de que as nossas escolhas e criações têm uma ampla responsabilidade no mundo que queremos ser.
Partilhar & crescer juntos no Amor; Paz e Liberdade!