O novo ano astrológico inicia um novo ciclo, novas possibilidades e um novo nascimento. Toda a natureza e, também o universo, expressam-se em ciclos de nascimento, desenvolvimento, morte e renascimento. Na terra, temos o ciclo anual das estações.
O Zodíaco é uma representação simbólica da universalidade deste processo cíclico, criado pelos homens através da sua necessidade de projetar aquilo que se percebe interiormente.
Todo o processo de evolução da natureza e do homem é suportado por este sistema simbólico, o zodíaco. Podemos imaginá-lo como uma infinita escada espiralada, onde cada degrau corresponde a um signo. Os 12 signos representam o inteiro, o todo, e todos nós temos esse inteiro dentro de nós.
Com a entrada no signo de Carneiro, dá-se o início do Equinócio da Primavera, onde a noite e o dia são iguais.
Citando Martin Schumann: “Os signos zodiacais de Carneiro, Touro e Gémeos trazem com a primavera a esperança do ano vindouro. A juventude desses três signos assemelha-se aos brotos das árvores e à relva tenra e verde que começa a se desenvolver, sem ter, contudo, atingido a plenitude do seu potencial divino. À medida que a primavera dá passagem ao verão, os botões e os brotos florescem, e a abundância de cor revela-se por toda a parte.”
As pessoas do signo de Carneiro têm muita confiança nelas próprias. Com uma mente rápida e aguçada, são providas de um talento especial para os debates, sempre com a reposta pronta na ponta da língua.
O signo Carneiro tem como regente o planeta Marte, o que lhe confere um espírito competitivo, ambicioso e o gosto de colocar os seus pensamentos em ação. Faz parte da sua natureza ser aventureiro e guerreiro, sempre com o ímpeto de descobrir novos caminhos e iniciar novos projetos. O primeiro signo de fogo e modo de ação cardinal atribui ao Carneiro o lado pioneiro, ágil, dinâmico com o sentido na ação. É o primeiro signo da mandala e também gosta de ser o primeiro em tudo. Perder esse lugar de destaque pode levá-lo à frustração e impaciência. Por ser muito corajoso e com uma forte autoconfiança, é levado a assumir o papel de líder.
As palavras-chave do Carneiro são a autonomia e independência. Muito autêntico, espontâneo e focado, quando coloca algo na cabeça leva a sua ideia até ao fim. Independente, não gosta de depender de ninguém, nem de pedir ajuda, opta sempre em agir por iniciativa própria.
As suas principais características são a individualidade e ação. As suas qualidades são a coragem e sinceridade. E os defeitos mais comuns são a impulsividade e franqueza excessivas.
Não é fácil para o signo de Carneiro falar de emoções. No entanto, são apaixonados pela vida e pelo que podem fazer com ela.
Com muita vitalidade, têm tendência para ficar com dores de cabeça e problemas na vista e no nariz. Por serem muito ativos, podem ter propensão à hipertensão e ao stress.
Entramos no novo ano astrológico e estamos com uma Conjunção de Sol e Neptuno a fazer um aspeto harmonioso à Lua. Deste modo, é fundamental mantermos a compaixão, a fé e a esperança no futuro e na possibilidade de transformarmos as coisas de forma diferente e continuarmos a fazer o nosso melhor para a evolução da condição humana e do maravilhoso planeta Terra que habitamos.
A Primavera chega e com ela chega também a esperança de vida nova e novas oportunidades de consciência e cocriação.
Esta análise retrata o coletivo da energia de Carneiro. Para uma avaliação mais aprofundada e orientada, aconselha-se a marcação de uma consulta presencial ou online através do site.
Próximo evento: Curso online de Astrologia Psicológica Transpessoal, início dia 2 de abril de 2024.