O Centro Europeu de Doenças já admitiu que aconselha o uso generalizado de máscaras em locais fechados e com muita gente, para complementar a etiqueta respiratória e distância de segurança por forma a reduzir a transmissão da COVID-19.
A máscara faz com que o ar quente da nossa respiração vá diretamente para a zona dos olhos, e são muitas as pessoas que usam óculos e não podem tirá-los. Os óculos ficam, assim, instantaneamente embaciados. O que fazer nestas situações? O "The Cut" juntou umas dicas para ajudar a melhorar a situação, visto que não há truques simples e instantâneos para resolver este problema.
Insira um "nariz" flexível na sua máscara caseira
Se conseguir moldar a sua máscara à volta do rosto enquanto usa um "nariz" flexível, que permite ajustar o tamanho do nariz, provavelmente poderá evitar que os óculos fiquem tão embaciados. E se estiver a planear costurar a sua própria máscara, use um tutorial online como este para inserir algo flexível (como um gancho de cabelo) numa bolsa na parte superior da máscara de pano.
No caso de não conseguir este método, pode dobrar um lenço de papel num retângulo e anexá-lo ao interior da sua máscara, onde fica o topo do nariz. Isso ajuda a absorver a humidade da respiração.
Lave os óculos com água e sabão.
De acordo com um estudo de 2011 divulgado pelo jornal do Royal College of Surgeons of England, realizado para ajudar médicos cujos óculos embaciaram ao usar máscaras cirúrgicas, lavar os óculos com água com sabão e deixá-los secar ao ar antes de sair de casa pode ajudar a reduzir o embaciamento.
Este método provavelmente não vai durar o dia todo, mas funciona por algumas horas antes de ter que lavar as lentes novamente com água e sabão.
Mova os óculos em direção à ponta do nariz
Mova os seus óculos para a ponta do nariz, para que eles estejam menos na trajetória direta da respiração quente que vai escapando da máscara. Isto não resulta muito bem para todas as pessoas, pois faz com que seja um pouco mais difícil ver, mas não é tão mau quanto os óculos embaciados.