A Casa Real Britânica acaba de divulgar fotos que mostram como os guardas reais descansam nas pausas de 20 minutos, pequenos intervalos a que têm direito após 6 horas de vigília continuada, em que não se podem mexer, quando estão a vigiar o caixão da rainha Isabel II. Os guardas, ou beefeaters (comedores de carne), que existem desde 1485 como guardas da família real, têm conquistado ainda mais a admiração do povo britânico pela forma dedicada como têm cumprido com a sua missão. Um deles chegou mesmo a desmaiar de exaustão durante a vigília ao caixão, tendo caído no chão.

Momento histórico. Os 8 netos da Rainha fazem guarda ao caixão da avó com William e Harry fardados (veja as fotos)
Momento histórico. Os 8 netos da Rainha fazem guarda ao caixão da avó com William e Harry fardados (veja as fotos)
Ver artigo

Os guardas fazem turnos de 24 horas seguidas, com descansos de 20 minutos a cada 6 horas. No guia de procedimentos, é-lhe dito que têm de "permanecer perfeitamente parados" durante as 6 horas de turno, sendo-lhes apenas permitido que se movimentem aquando da troca da guarda.

As imagens do descanso dos guardas foram divulgadas pela própria Casa Real, na sua conta de Twitter, como forma de os homenagear. "As Forças Armadas britânicas continuam a honrar Sua Majestade, a Rainha", podia ler-se no post, que tem já perto de 7 mil "gostos". Seguem-se centenas de comentários de ingleses a agradecer o trabalho dos beefeaters. "Respeito por cada um de vós. O país está muito orgulhoso do vosso serviço à Rainha e à nação! Tiramos o chapéu a todos vós, pessoas tão maravilhosas. O respeito que têm pela Rainha e pelo País é inacreditável", pode ler-se num dos comentários nas redes sociais da Casa Real. "Todas as pessoas envolvidas na guarda do caixão da falecida Rainha merecem o maior respeito pelo excelente trabalho que estão a fazer", acrescentou outro seguidor.

Veja as fotos.