Passava 1 minuto das 18 horas deste sábado, 18 de setembro, quando os oito netos da rainha Isabel II entraram no Westminster Hall, com William e Harry à cabeça, fardados a rigor, para fazer uma vigília ao caixão da avó. É a primeira vez na História do Reino Unido que um monarca tem a fazer esta guarda de respeito feita pelos netos. O momento emocionou os ingleses.

A vigília começou com um absoluto silêncio na sala. William liderou o cortejo, fardado, e logo atrás de si vinha o seu irmão, Harry, que usou o uniforme militar a pedido expresso do seu pai, o Rei Carlos. Aos filhos do rei juntaram-se seis primos: Peter Phillips e Zara Tindall (filhos da Princesa Ana), as Princesas Beatriz e Eugenie (filhas do Príncipe André) e Louise Windsor e James (filhos do Príncipe Eduardo). O mais velho dos netos é Peter Philips, de 44 anos, e o mais novo é James, visconde Severn, que tem apenas 14 anos.

Homem tenta saltar para o caixão da rainha e é imobilizado pela polícia perante multidão
Homem tenta saltar para o caixão da rainha e é imobilizado pela polícia perante multidão
Ver artigo

Os netos da rainha colocaram-se à volta do caixão, com William e Harry à frente e atrás e os restantes primos à volta. Todos baixaram a cabeça em sinal de respeito e assim permaneceram, em silêncio, durante aproximadamente 15 minutos.

Já na véspera, uma outra vigília, de 10 minutos, havia sido liderada pelo atual Rei Carlos.

Veja as fotos emocionantes.