Está praticamente irreconhecível. O ator Michael J. Fox, 63 anos, uma das maiores estrelas do cinema dos anos 80, protagonista de clássicos eternos como a trilogia de "Regresso ao Futuro", o "Lobijovem", "O Segredo do Meu Sucesso" ou as várias temporadas da série "Quem Sai aos Seus", luta há vários anos contra a doença de Parkinson, mas o seu estado de saúde agravou-se drasticamente ao longo do último ano. O ator já não trabalha desde 2021, altura em que deu voz a um animal numa curta metragem de animação, "Back Home Again", e não era visto em público há muitos meses, desde os prémios BAFTA. Mas esta semana surgiu em Londres, acompanhado pela mulher, Tracy Pollan, e alguns amigos, e o seu estado físico é já muito preocupante.

Michael J. Fox foi conduzido numa cadeira de rodas, com sérias dificuldades de controlar os movimentos, e um ar muito envelhecido. Perante alguns fotógrafos que capturavam imagens, ainda conseguiu fazer um V com os dedos, mas já com extremas dificuldades. O ator foi visitar o Quartel dos Bombeiros de Chiltern, em Londres, numa ação solidária.

De cadeira de rodas, Michael J. Fox faz aparição surpresa nos BAFTA e leva plateia às lágrimas
De cadeira de rodas, Michael J. Fox faz aparição surpresa nos BAFTA e leva plateia às lágrimas
Ver artigo

O ator de 63 anos foi diagnosticado com a doença de Parkinson em 1991, logo depois de ter terminado as gravações de "Regresso ao Futuro 3". Mas só sete anos mais tarde, em 1998, revelou publicamente estar a lutar contra a doença. No ano 2000, criou mesmo uma fundação para ajudar a recolher fundos que visem ajudar os médicos e cientistas que procuram a cura para a doença.

Ao seu lado em todo o processo está a sua mulher de sempre, Tracy Pollan, 64 anos. Os dois conheceram-se em 1985 na série "Quem sai aos Seus", onde Pollan interpretava "Ellen", a namorada de "Alex", a personagem de Michael J. Fox. Casaram-se três anos depois, em 1988, e estão juntos desde então. Têm já quatro filhos, Sam, 35 anos, os gémeos Aquinnah Kathleen e Schuyler Frances, 29, e Esmé Annabelle, 23.

Profissionalmente, a carreira de Tracy não teve grande impacto, e tem participado apenas esporadicamente em episódios de algumas séries como "Lei e Ordem", "Cidade Louca", "Medium" ou, mais recentemente, "Inventing Anna", disponível na Netflix.

Hoje, Tracy Pollan dedica a maior parte do tempo a ações da Michael J. Fox Foundation, onde participa em eventos um pouco por todo o mundo para tentar dar visibilidade à luta contra a doença de Parkinson.