Um dos principais apresentadores do canal de televisão ITV, de Inglaterra, Phillip Schofield, revelou publicamente que teve um romance prolongado com um jovem colega que trabalhava na estação, uma informação que havia negado recentemente ao jornal "Daily Mail" e que já havia negado numa investigação interna do canal, em 2020. Agora, perante a iminência da revelação do caso na imprensa, o apresentar resolveu adiantar-se, confirmar o caso, pedir desculpas à mulher, ao canal de televisão e a todos aqueles a quem mentiu, e, sobretudo, reforçar que o jovem com quem se envolveu já era maior de idade, e, por isso, não cometeu qualquer crime. Schofield admitiu também ser gay.
O caso terá ocorrido entre 2019 e 2020, pouco tempo depois de o jovem ter sido admitido na equipa do "This Morning", o programa mais famoso do canal, apresentado por Schofield, que recomendou a contratação do homem que viria a ser seu amante. Viria a ser porque, segundo Schofield, quando ele o recomendou à estação ainda não tinha havido qualquer envolvimento entre os dois. O apresentador diz que a relação "foi insensata", mas, reforçou, "não era ilegal".
O jornal "Daily Mail" esteve quase a publicar a história na passada semana. Não o fez por questões legais, já que Schofield e os seus advogados iniciaram uma defesa legal assente num desmentido total dos factos. Agora, sem saída, o apresentador resolveu confessar tudo. "Estou a fazer esta declaração através do 'Daily Mail', a quem já pedi desculpa pessoalmente por ter enganado, através do meu advogado, que também enganei, sobre uma história que queriam escrever sobre mim há alguns dias". O apresentador disse-se "profundamente arrependido" por ter mentido a muita gente. "Tive, de facto, uma relação consensual com um colega mais novo do 'This Morning'. Ao contrário do que se especula, conheci o homem quando ele era adolescente, e pediram-me para o ajudar a entrar na televisão, mas só depois de ele ter começado a trabalhar no programa é que se tornou mais do que uma simples amizade", explicou o apresentador, garantindo que essa relação "já acabou".
"Num esforço para proteger o meu ex-colega, não tenho sido sincero sobre a relação. Mas a minha recente e não relacionada saída do 'This Morning' alimentou a especulação e levantou questões que o têm afectado, por isso, para o bem dele, é importante que eu seja honesto agora", continuou Schofield, na entrevista ao jornal inglês. "Estou dolorosamente consciente de que menti aos meus empregadores na ITV, aos meus colegas e amigos, aos meus agentes, aos media e, por conseguinte, ao público e, acima de tudo, à minha família. Estou muito, muito arrependido, tal como estou por ter sido infiel à minha mulher".
Pillip Schofield já havia apresentado a demissão do canal, a quem mentiu, em 2020, quando foi confrontado com o facto de poder ter um caso com o colega. "Demiti-me da ITV com efeitos imediatos, expressando-lhes a minha imensa gratidão por todas as fantásticas oportunidades que me deram. Vou reflectir sobre o meu péssimo julgamento ao participar na relação e depois mentir sobre ela".
A identidade do colega é que continua a não ser pública. "Para proteger a sua privacidade, não vou nomear este indivíduo e o meu mais profundo desejo é que ele e a sua família possam agora seguir com as suas vidas sem mais intrusões, e que esta declaração lhes permita fazê-lo".