O verão chegou em força e não mostra sinais de grandes alterações, embora as temperaturas, em geral, tenham tendência a descer ao longo desta semana, com exceção da região de Tavira, no Algarve, em que irão subir.
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta segunda-feira, 3 de julho, vai continuar com "céu pouco nublado ou limpo", embora exista uma "pequena descida de temperatura, em especial nas regiões norte e centro". Ainda assim, espera-se que este seja o dia mais quente da semana. Na Grande Lisboa e no Grande Porto haverá, ainda assim, "uma descida da temperatura máxima", comparando com o domingo, 2 de julho.
Já para terça-feira, 4 de julho, espera-se "nebulosidade matinal na faixa costeira ocidental", mas depois à tarde o tempo irá abrir e deverá registar-se "céu limpo" ou "pouco nublado" em quase todo o território. Haverá, ainda assim, uma "pequena descida de temperatura", revela o IPMA. No entanto, é nesta terça-feira que se esperam máximas de 36 graus para a região de Tavira/Montegordo, que superam os 35 graus de Beja e os 34 de Évora. A mínima andará pelos 22.
Na quarta-feira, 5, esta região algarvia continuará a ser a mais quente do País, com 35 graus de máxima, mais um do que no Alentejo, onde se chegarão aos 34. Em contraste absoluto, na região de Sagres/Vila do Bispo, os termómetros deverão andar perto de 10 graus abaixo, e são esperadas máximas de 25. Lisboa não estará muito melhor, mas o termómetro irá bater nos 27 graus, e no Porto a coisa está mais agreste, com 23 de máxima.
As temperaturas manter-se-ão dentro destes registos até ao fim de semana, sempre com o sotavento algarvio (de Faro a Vila Real de Santo António) com temperaturas muito mais elevadas do que o barlavento.