Uma cadela Labrador preta chamada Bluebell está a viver dias complicados, de grande ansiedade e perturbação emocional, que levaram a que por várias vezes tivesse destruído mobília e vários objetos na casa dos donos. A alteração de comportamento do animal, que nunca tinha agido desta forma, aconteceu na sequência de um trauma por que passou, quando foi enviada num avião errado que foi parar à Arábia Saudita, em vez de ir para os Estados Unidos, para onde seguiram os donos. A cadela esteve fechada durante 60 horas, com um passeio de apenas 20 minutos pelo meio, e viveu uma situação de abandono e desconhecimento, que lhe terá gerado grande ansiedade e, depois, uma alteração de comportamento.
Esta é a tese defendida pelos donos do animal, James e Madison Miller, ambos com 27 anos, e donos de Bluebell. Foram eles que embarcaram com a cadela em Londres, num voo da British Airways, com destino ao Tennessee, nos Estados Unidos. Só que um engano da companhia aérea levou a que a cadela tivesse embarcado num voo com destino a Riade, na Arábia Saudita. O animal voo durante várias horas para a Ásia, enquanto os donos voaram no sentido contrário, para a América. Quando aterraram, James e Madison dirigiram-se ao local onde deveriam recolher Bluebell, mas a cadela não chegou. Foram então perceber o que se estava a passar e só então a companhia aérea percebeu o erro. A Labrador foi então localizada em Riade, onde permaneceu por várias horas à espera de uma ligação para os Estados Unidos. Embora tenha conseguido regressar, passou mais de 60 horas entre voos e escaladas, o que terá perturbado o animal.
"Não podemos simplesmente deixá-la sozinha. Isto tem sido um pesadelo absoluto", contou a dona, James Miller, ao jornal inglês "The Sun". "Na primeira vez que tentámos deixá-la sozinha em casa ela rasgou a cama dela logo nos primeiros 10 minutos. Depois, destruiu a porta de madeira à dentada e passou o tempo todo a chorar. Por isso, agora não a podemos deixar sozinha, até porque ela corre o risco de se magoar a ela própria", insistiu a dona.
Os donos, entretanto, já pediram ajuda. "Estamos a trabalhar de perto com uma equipa de veterinários e especialistas em comportamento animal para nos ajudarem a acalmar a ansiedade dela. Ela está a tomar medicamentos para a ansiedade três vezes por dia, mas não sabemos se ela alguma vez será a mesma. Está a partir-nos o coração".
James e Madison exigem, agora, através de uma ação judicial, que seja a British Airways a pagar os tratamentos e os estragos causados pelo animal.
"Pagámos 3 mil dólares (2.500€) por um especialista em comportamento animal, e a cadela toma medicamentos para a ansiedade três vezes por dia. Tenho medo dos custos disto. Não sei quando é que este pesadelo vai acabar para nós".