Chama-se Gabriel e ganhou a alcunha de "Herói do Natal". Esta criança de 10 anos salvou o irmão mais novo, Marcos, de morrer afogado quando se atirou para a piscina para o salvar, depois de o menino ter sido empurrado pelo irmão gémeo, Matheus. O caso aconteceu dia 24 de dezembro, véspera da Natal, na localidade de Guaratinguetá, no Brasil, e foi captado por câmaras de videovigilância. O pai dos três rapazes acabou por publicá-las nas redes sociais, onde se tornaram virais.

Veja aqui o vídeo:

O incidente começou com uma normal brincadeira de crianças. Uma empurra a outra, outra empurra a outra, nada de grave. Até que um dos meninos mais pequenos, Matheus, 3 anos, resolveu empurrar o irmão gémeo, Marcos, para dentro da piscina. A criança, que não sabia nada, ficou imediatamente submersa e começou a afundar-se. Só que o irmão mais velho, Gabriel, viu tudo e atirou-se de imediato à água para socorrer o mais novo. Durante segundos, lutou para o puxar do fundo para a superfície e, depois, para o levar até à beira da piscina, onde outras pessoas se aprontaram a ajudá-lo.

Menino de 10 anos morre ao tentar salvar três crianças desconhecidas que caíram a um lago gelado
Menino de 10 anos morre ao tentar salvar três crianças desconhecidas que caíram a um lago gelado
Ver artigo

Depois de rever as imagens na câmara de videovigilância, o pai dos rapazes, Rafael Cabral, decidiu publicá-las na sua página do TikTok onde chegou já às 16 milhões de visualizações e mais de 1 milhão de likes.

"Eu não tenho o costume de postar no TikTok, e nem me passava pela cabeça que ia fazer esse sucesso. Decidi compartilhar porque fiquei muito orgulhoso do Gabriel. E deu uma repercussão muito grande. Em 24 horas já tinha mais de 10 milhões de visualizações. Muita gente comentou que ele era um herói do Natal e algumas páginas grandes repostaram", disse em declarações ao site "G1", da Globo. Sobre o incidente, o pai diz que ninguém teve "tempo de fazer nada". "Ele [Gabriel] teve aulas de natação e tem piscina em casa, então está acostumado com a água. Acho que isso fez com que ele tivesse a coragem e conseguisse salvar o irmão. Ficámos muito orgulhosos pela coragem e também pelo cuidado que ele demonstrou com o irmão", revelou o pai.