Uma criança de 10 anos que vive numa situação de pobreza profunda pediu para que no Natal alguém lhe oferecesse um frango para comer com a avó, com quem mora desde que nasceu. O seu pedido foi atendido por parte de uma pessoa que preferiu não se identificar, e que lhe enviou, para lá do frango, um cabaz de produtos alimentares de primeira necessidade, como arroz, massas, açúcar ou enlatados. Mas a reação da criança surpreendeu toda a gente. É que o menino decidiu guardar metade do frango para poder voltar a repetir a refeição no ano novo.
O caso aconteceu na localidade de Graça, São Paulo, no Brasil. O menino, Nicolas Henriques, de 10 anos, usou um computador comunitário da cidade para partilhar o apelo numa rede social. "Nesse Natal queria muito ganhar um frango para mim e para a minha mãevó", escreveu, referindo-se à avó com quem vive desde sempre e que sente como mãe. "Nós vivemos de reciclagem e só temos um ovo para comer. Amanhã no Natal quem me puder oferecer um frango eu agradeço muito", escreveu Nicolas.
O pedido foi rapidamente atendido por um cidadão anónimo, que preferiu sempre ficar no anonimato. Usando um transportador, fez chegar a casa da criança e da avó não só o frango como o cabaz completo de produtos alimentares, revela o "Globo" esta quarta-feira, 28 de dezembro.
Nicolas e a avó vivem sozinhos e a única fonte de rendimento que têm é a que vem da recolha de lixo que fazem na rua. Apanham peças velhas, que possam ser recicladas, e tentam vendê-las em locais que as reciclam. Desde sempre que o rapaz vive com a avó, conforme confirmou o tio, Marcelo da Silva, entrevistado pela "Globo". "Ele e a minha mãe moram sozinhos". Sobre o pedido especial feito pelo sobrinho, o tio revelou que Nicolas "não contou a ninguém" que o ia fazer. "A minha mãe só soube depois de ele ter pedido".
Depois de ter recebido o frango e o cabaz, Nicolas fez questão de partir a galinha ao meio e guardar metade para comer dentro de dias, na passagem de ano, revelou ainda o tio.