Esta quarta-feira, 20 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Abelha. Esta data foi decretada pela Organização das Nações Unidas em 2018, para reconhecer e celebrar a contribuição das abelhas no nosso planeta e sociedade. É que estes animais, que formam uma sociedade sustentável, têm um papel imprescindível, quer para a continuação das sua espécies, quer para os ecossistemas e diversidade.

São as guardiãs e protetoras da biodiversidade. Produzem substâncias terapêuticas e nutritivas com alta eficácia, tal como o mel, geleia real, própolis, cera de abelha e o pólen. E desempenham um papel crucial na polinização, um processo imprescindível para os ecossistemas terrestres e para a produção de muitas plantas, entre eles frutas e vegetais. Ou seja, as abelhas contribuem também para a nossa segurança alimentar.

O problema é que, tal como outros insetos polinizadores, estão cada vez mais ameaçadas, refere a Apivita, uma marca de produtos naturais, inspirada pelas abelhas.

A nossa obsessão com o leite de amêndoa está a matar as abelhas
A nossa obsessão com o leite de amêndoa está a matar as abelhas
Ver artigo

Como ajudar estes animais, que existem na forma de 25 mil espécies e que estão concentradas em todos os continentes (excepto Antártida)? Entre muitas coisas, podemos "plantar flores que as abelhas gostam, como margaridas, trevos, malva ou alecrim; deixar um prato raso com água, na varanda ou jardim, para que as abelhas possam beber água e descansa". Podemos também "não utilizar pesticidas e tomar decisões sustentáveis, que não tenham tanto impacto no meio ambiente", sugere a mesma marca.

A sua contribuição não se fica por aqui: é com a cera e mel que produzem que muitos dos produtos básicos que utilizamos no dia-a-dia são criados, desde a cosmética à cozinha. No Dia Mundial da Abelha, conheça 13 opções de marcas sustentáveis e ecológicas, que são fruto do trabalho das abelhas.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.