Esta segunda-feira, 1 de julho, foi um dia que deixou os portugueses com os nervos à flor da pele. Isto porque foram precisos mais do que 120 minutos, excluindo o tempo dedicado aos penáltis, para se saber se a Seleção Nacional iria passar aos quartos de final do campeonato europeu. E passou.
A vitória frente à Eslovénia não seria possível sem Diogo Costa, o guarda-redes da equipa das quinas, que defendeu três penáltis e está a ser considerado um autêntico herói – e um segredo bem guardado de Portugal. Quem assim o define é o próprio selecionador nacional, Roberto Martínez.
Veja as fotos.
"É um segredo do futebol português, já trabalhei com grandes guarda-redes e ele está num grande nível. Acho que com o seu nível de maturidade e as experiências dele no clube... agora tem uma capacidade incrível para nós", disse o responsável pela equipa portuguesa, no rescaldo da emocionante partida, segundo "O Jogo".
Já o jogador também não conseguiu conter a emoção depois da partida e teceu alguns comentários. "São jogos mais difíceis. Estamos muito tempo sem tocar na bola, só me focava em aproveitar se houvesse oportunidade. Gastei toda a minha energia nisso. Estou muito contente acima de tudo por ajudar a equipa e quero dedicar isto à minha família, que é o meu suporte", afirmou.
A par disto, também se pronunciou em relação à grande defesa no frente a frente com Sesko, na reta final do prolongamento. "Como costumo dizer, é uma motivação extra. Da minha parte, trabalho nunca irá faltar, aliás mato-me a trabalhar, a acreditar em mim. E quero agradecer à minha família", rematou, de acordo com o "Record".
Entretanto, as redes sociais encheram-se de elogios ao jogador, que salvou Portugal de uma eliminação da competição, mas nem só disso se fez a festa. Isto porque muitos foram os conteúdos humorísticos partilhados pelos utilizadores, que não só serviam para elogiar a destreza do guarda-redes, como também para libertar um pouco da tensão sentida durante a partida.
Veja os conteúdos partilhados.
Diogo Meireles Costa nasceu em Rothrist, na Suíça, a 19 de setembro de 1999 e cresceu em Santo Tirso, onde chegou com 7 anos. Ao Futebol Clube do Porto chegou em 2011, para jogar na equipa Sub-13, tendo tido o seu primeiro ano dourado em 2016, quando se sagrou campeão nacional de juniores pelo mesmo clube e campeão da Europa pela Seleção portuguesa de sub-17.
O jogador tem uma relação de vários anos com Ana Catarina Machado, com quem começou a namorar nesse mesmo ano. Seis anos depois, o relacionamento do par deu frutos – em novembro, nasceu Tomás, o filho de ambos. A dupla tem ainda três cães, Pandora, Jack e Sasha, que até são estrelas da sua própria conta de Instagram.