O céu do último dia do mês de agosto vai iluminar-se com uma nova superlua visível a olho nu. Desta vez, o fenómeno tem o nome de Superlua azul, já que, durante este mês, há a existência de duas luas cheias, um acontecimento considerado bastante raro.

Aulas de ioga, há muitas. Ao luar e nestes cenários de luxo, nem tanto. Saiba tudo
Aulas de ioga, há muitas. Ao luar e nestes cenários de luxo, nem tanto. Saiba tudo
Ver artigo

Isto quer dizer que o azul não significa a cor da lua, mas é sim acrescentado para indicar que será a segunda lua cheia num espaço de 30 dias. Este fenómeno só voltará a ocorrer em agosto de 2032, de acordo com a "National Geographic".

Será por volta das 2h30 da manhã (hora de Portugal Continental) que a lua irá atingir o seu pico. No entanto, irá ser possível vê-la desde o momento em que começar a aparecer no céu, assim que o sol se começa a pôr, e permanecerá até às primeiras horas de luz do dia 31 de agosto.

Será possível vê-la com clareza, pois parecerá mais brilhante e próxima do que aquilo a que estamos habituados. Só precisa de encontrar um sítio com menos poluição atmosférica, de modo a conseguir ver todos os detalhes do fenómeno.

Depois desta Superlua azul, restam apenas quatro luas cheias em 2023. A 29 de setembro chegará a próxima, intitulada de Lua Cheia da Colheita, que dá início ao outono no hemisfério norte e à primavera no hemisfério sul.