Bua Noi, uma gorila com 33 anos, está desde bebé presa numa jaula num zoo na Tailândia. Já foi rotulada como "o gorila mais solitário do mundo" e, apesar de todas as tentativas de a tirar dali, por parte de organizações e até celebridades, vai passar mais um Natal enclausurada.
Este gorila já foi visto a puxar o próprio pelo e a mover-se de forma ansiosa pela jaula onde se encontra há mais de três décadas, no Pata Zoo. Os responsáveis recusam-se a libertá-la e, em outubro, o dono do zoo disse que só a soltava se lhe pagassem o equivalente a 800 mil euros, lembra o "The Sun".
"A gorila Bua Noi está em sofrimento psicológico extremo enquanto está enclausurada no meio do cimento há quase 40 anos", disse o vice presidente da PETA Asia, Jason Baker, ao mesmo jornal, apelidando este zoo de "um dos piores zoos do mundo".
Atribui-lhe este título por todos os animais estarem confinados em espaços pequenos, sem sequer ver a luz do dia, sentir o ar puro e poder exercitar ou socializar. Baker garante que a PETA já se ofereceu várias vezes para transferir a gorila e os outros animais para santuários "onde teriam árvores para escalar, relva onde rebolar e outros animais com quem socializar", mas foi em vão.
"Todos os animais no Pata Zoo estão a enfrentar prisão perpétua — algo que não é sentenciado nem aos piores criminosos tailandeses — só por serem diferentes para os humanos", aponta Baker. "Mas podiam ter uma vida com significado se fossem transferidos para um local que lhes providenciasse a estimulação mental e o conforto do ambiente de que necessitam", afirma.
A fêmea primata é fotografada agarrada à jaula, encostada a cantos e com um olhar vazio. Foi com apenas um ano que ali entrou, e nunca mais saiu, pelo que mal conhece outra realidade. Vem aí mais um Natal atrás das grades para Bua Noi, a gorila mais solitária do mundo.