"Homicídios ao Domicílio", a série disponível na Disney +, é um sucesso junto do público e da crítica, tanto que foi recentemente renovada para uma quinta temporada e acumula nomeações para a época de prémios de Hollywood. No entanto, parece que os argumentistas não são os maiores fãs de Portugal.
Se no segundo episódio da nova temporada até existe uma alusão positiva aos nossos produtos — a personagem de Martin Short, Oliver Putman, encontra um presunto pendurado na banheira de um vizinho e, ao confundir esta iguaria com uma parte do corpo humano, é corrigido com "é um presunto. Importado de Portugal. Muito especial" —, os elogios transformaram-se em críticas.
No terceiro episódio, o mais recente da série a ficar disponível na plataforma de streaming, a detective Donna Williams (interpretada por Da'Vine Joy Randolph) faz uma piada pouco abonatória sobre o nosso País. Em conversa com o trio de podcasters/investigadores de crimes — Oliver, Charles e Mabel —, a detetive partilha alguns dados da investigação a decorrer sobre a morte de Sazz, referindo que o dono do apartamento de onde foi disparado o tiro se encontrava de férias.
"Suspeito", responde Mabel. "Exatamente. Foi o que eu disse, Moira. Que burro quereria ir para Portugal quando existe Espanha, certo?", diz Donna Williams.
A piada com Portugal já está a ser divulgada nas redes sociais, nomeadamente no X (antigo Twitter).
As primeiras três temporadas completas de "Homicídios ao Domicílio" e os três episódios já divulgados da nova estão disponíveis na Disney +. Os novos episódios são divulgados às terças-feiras.