O restaurante Solar dos Presuntos, um dos mais conhecidos de Lisboa, e que já recebeu grandes estrelas nacionais e internacionais, viveu momentos de grande aflição, este sábado, 30 de março, por volta das oito da noite, quando estavam mais de 300 pessoas a jantar. Um incêndio que começou no piso -1, na zona dos lixos, fez disparar o alarme de fogo e levou muito fumo a entrar dentro do restaurante, que teve de ser imediatamente evacuado. "Foi um momento de muita aflição", conta um dos responsáveis, Joaquim Pinto, ouvido pela CMTV.
Na origem do fogo terá estado algo que pegou fogo dentro de um dos caixotes do lixo, que estavam no piso -1, na zona das câmaras frigoríficas do restaurante. "Estávamos com a sala cheia, com quase 300 pessoas, quando na zona frigorífica que temos no -1, onde fica o lixo, iniciou-se um fogo dentro de um caixote, que tinha plástico. Isso começou a fazer muito fumo, e o fumo começou a subir para as salas todas. O alarme disparou", revelou Joaquim Pinto, que falou ao canal do Correio da Manhã logo após a ocorrência. A equipa do restaurante atuou de imediato de acordo com as regras de segurança recomendadas. "Fechámos o gás, fechámos as portas de incêndio, e automaticamente tivemos de evacuar o espaço e retirar as pessoas todas, porque podiam acontecer outras coisas piores. Mas graças a Deus não aconteceu nada, só alguns colegas nossos que inalaram um bocadinho de fumo", acrescentou.
Com toda a gente a abandonar o restaurante no momento em que o fumo subia pelo restaurante, naturalmente que isso gerou muita preocupação e inquietação nas mais de 300 pessoas que enchiam o restaurante. "Foi um momento de muita aflição, principalmente para os clientes que estavam sentados e tiveram de sair muito rapidamente pelas portas que temos de evacuação, mas correu tudo bem".
O Solar dos Presuntos estará encerrado este domingo, que é sempre dia de descanso do pessoal, mas, de acordo com o responsável, deverá reabrir já amanhã, segunda-feira, 1 de abril.