Anunciar a chegada de um irmão tanto pode ser uma notícia amarga como a realização do desejo que as crianças pediram ao Pai Natal. Em qualquer um dos casos, é importante que a criança esteja preparada para receber o novo membro da família. E se até hoje só os pais tinham direito a cursos de preparação, agora também os filhos têm atividades pré-parto. 

O Hospital Lusíadas Lisboa desenvolveu um projeto focado nos irmãos mais velhos e consiste numa visita ao hospital para perceber tudo o que vai acontecer desde que a mãe entra em trabalho de parto, até que sai com o novo membro da família nos braços.

Mas até os mais novos vão meter mãos à maternidade. Depois de passarem pelo bloco de partos e pelo internamento de obstetrícia, vão poder fazer coisas como mudar fraldas, vestir e despedir e dar colo — não a um recém-nascido verdadeiro (ainda), mas aos bonecos de preparação para o parto. Esta é uma forma de familiarizarem-se com as novas rotinas do dia a dia e de começarem a interiorizar o papel do irmão mais velho. Mas não só.

filhos
créditos: divulgação

"Reduzir a ansiedade dos pais que já têm um ou mais filhos e incluir os irmãos mais velhos no importante momento que se avizinha para toda a família foi o ponto de partida para este projeto inovador", refere em comunicado Bruno Matos, enfermeiro diretor do Hospital Lusíadas Lisboa.

O projeto arrancou a 8 de fevereiro com uma primeira sessão — que contou com a participação de 12 crianças — e vai decorrer todos os meses, sendo que a próxima é já em março.

E do Hospital Lusíadas Lisboa não há criança que não saia preparada para receber o novo membro da família. No final da visita, levam até um diploma para casa que reconhece a aptidão para exercer o papel de irmão mais velho — o que significa que os pais vão ter mais um ajudante na muda das fraldas.