A Páscoa simboliza a ressurreição de Jesus, no terceiro dia após a sua crucificação. O que têm coelhos que ver com isto? Melhor: se os coelhos não põem ovos, de onde é que eles surgem? A explicação pode estar na Antiguidade.

Há diferentes versões que explicam a associação entre ovos, coelhos e Páscoa. Uma delas diz que o coelho foi o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus e, por esse motivo, ganhou o privilégio de anunciar a boa nova às crianças do mundo inteiro na manhã da Páscoa.

Deixou os doces da Páscoa para a última? Estes ovos recheados vão safá-lo (e também há ninho)
Deixou os doces da Páscoa para a última? Estes ovos recheados vão safá-lo (e também há ninho)
Ver artigo

Além disso, este animal é um símbolo de fertilidade e o primeiro a sair da toca depois do inverno, o que faz alusão ao renascimento. O ovo, por sua vez, também é um símbolo de vida e de renascimento, assim como explica o site "G1", que recorda que os povos da Antiguidade (como os romanos) viam o Universo como oval e portanto tinham como costume dar ovos uns aos outros.

Outra versão diz que o coelho está ligado à tradição pagã, sendo que a lenda diz que ele mete ovos, decora-os e esconde-os para as crianças que se portam bem os encontrarem. Estes ovos passaram a ser de chocolate no século XIX, em França e na Alemanha, e rapidamente viraram tradição.

Originalmente, a Igreja não permitia comer ovos na semana da Páscoa (a semana santa), então as pessoas guardavam-nos e decoravam-nos, oferecendo-os às crianças como presentes, assim como refere a "BBC".