Uma mãe acendeu a discussão na plataforma "Mumsnet", dedicada ao debate de temas ligados à maternidade, ao afirmar que este ano irá cancelar todos os planos que tinha para o Natal porque não quer alterar o ciclo de sono do seu bebé, de 20 meses. O objetivo principal da mãe foi o de obter conselhos de outras mulheres sobre o tema, que lhe tem trazido muitos problemas desde que o bebé nasceu, já que qualquer mudança de rotinas lhe altera os ciclos do sono e isso faz com que deixe de dormir, o que afeta muito a mãe. No post, que depois gerou enorme polémica, esta mãe contou que recentemente deixou a criança uma noite em casa dos sogros e que o que viveu depois disso foi um "pesadelo absoluto", e que não quer voltar a isso só por causa do Natal.

O seu bebé está há várias noites sem dormir? Pode estar a passar por uma regressão de sono
O seu bebé está há várias noites sem dormir? Pode estar a passar por uma regressão de sono
Ver artigo

"Os planos para o nosso natal eram de ir ter com os meus sogros no dia 24 e pernoitar [em casa deles]. Mas só de pensar que o meu bebé vai sair do seu berço, ainda mais sendo ele muito pequeno e excitável quando dorme fora da sua cama, isso faz-me querer mudar os planos. Prefiro fazer só uma visita à tarde, eventualmente jantar com os meus sogros, mas voltar a casa, por forma a não causar mais perturbações na rotina de sono do meu filho", escreveu a mulher na plataforma "Mumsnet".

Depois, perguntou à comunidade: "Estou a ser irracional? Sinto que os meus sogros ficarão desiludidos e o meu parceiro provavelmente irá amuar. Mas nada me faz mais feliz no Natal do que ver que o meu bebé está bem, entusiasmado, e penso apenas que o excesso de estímulos desta altura podem arruinar isso", continuou a explicar. "Mas também é preciso ver um outro nível, talvez mais egoísta. É que eu já sei que seria eu que teria de estar com o meu bebé durante horas enquanto ele ia resistir a adormecer, enquanto todos os outros iam estar na sala a divertir-se e a beber", afirmou.

Mãe vai contar aos filhos que o Pai Natal não existe porque não tem dinheiro para lhes comprar presentes
Mãe vai contar aos filhos que o Pai Natal não existe porque não tem dinheiro para lhes comprar presentes
Ver artigo

As opiniões no forum de discussão dividiram-se muito. "Não estás a ser razoável. O Natal é um dia", criticou uma outra mãe. E as opiniões contrárias sucederam-se. "Os meus sogros vivem a 2h30 de distância, por isso não ficar lá não é uma opção"; "Lamento, mas o Natal é de todos os outros também, inclusive do seu filho". Uma mãe optou por dar uma sugestão. "Mantenham-no acordado até ele cair. Deixem-no dormir o tempo que ele precisar pela manhã. Os nossos filhos logo se adaptaram a tudo isto", escreveu. Muitas mães insistiram na ideia de que esta mãe deveria procurar outras soluções. "Não se vai mudar os planos de Natal de todos por causa da rotina de uma criança pequena". Para outras mães, é preciso que esta família "seja uma equipa" e procure "ser flexível" nesta altura do ano.

Houve quem olhasse mais para o lado dos sogros, que ficarão privados da companhia do neto por mais umas horas num momento importante. "Os seus sogros provavelmente não acreditarão como o seu filho está em estado de insónia, a menos que eles próprios o experimentem. Por isso pensarão que não está a ser razoável, mesmo que esteja certa. Por isso, pode começar a sua rotina rigorosa depois do Natal".

Sara Matos fala sobre as angústias da maternidade. "A primeira vez que ele ficou doente foi o abismo total"
Sara Matos fala sobre as angústias da maternidade. "A primeira vez que ele ficou doente foi o abismo total"
Ver artigo

Mas também houve mães que entenderam a decisão e admitem que fariam o mesmo. "Estás a ser razoável e tens razão. A tua solução é a que vai gerar um Natal menos stressante para o teu bebé e para ti". Outra mãe disse que "é fácil para toda a gente criticar e dizer que é só uma noite, mas não é verdade, a alteração do sono de uma noite pode tornar toda a semana, ou mais, impossível". Para uma outra mãe, esta decisão é razoável. "Não estás a dizer que não vais ao Natal. Apenas não ficam para dormir. Não vejo porque é que isso deve ser um problema".