A história de Milena Nos, de 11 anos, está a apaixonar o Brasil. Desde muito pequena que apresentava uma compulsão enorme para comer sem parar, o que fez com que começasse a ganhar muito peso. Os pais tentavam contrariar isso de alguma forma, e optaram por eliminar tudo o que eram doces e coisas que pudessem piorar ainda mais o estado da criança. “Nunca entraram bolachas, chocolates, bolos em minha casa…Era sempre fruta, fruta e iogurte”, garantiu Milena ao site "G1", da Globo. Só que os anos foram passando e, mesmo comendo normalmente coisas mais saudáveis, Milena ingeria comida sem parar e foi aumentando cada vez mais de peso.

Milena Nos
Milena Nos

Ao fim de algum tempo, começou a sentir dificuldades físicas de locomoção, a não conseguir andar, o que levou a que na escola começasse a sofrer de bullying por parte dos colegas. Por esta altura, e com pouco mais de 10 anos, chegou a pesar 242 quilos. A solução que os pais encontraram foi a de tentar que a criança estudasse a partir de casa. Mas mesmo assim tiveram de tomar medidas, e a despensa tinha de estar sempre trancada, para que ela não comesse tudo o que estava à mão.

Mulher obesa arrasa Primark porque o tamanho 2XL não lhe serve. "Estão a gozar comigo?"
Mulher obesa arrasa Primark porque o tamanho 2XL não lhe serve. "Estão a gozar comigo?"
Ver artigo

“Até no caminhar dela eu sentia que ela passava mal. Então, conversei com um médico, que nos disse que a situação era muito perigosa e que ela podia vir a sofrer um enfarte”, recordou a mãe de Milena, Evelise Nos.

Após vários tratamentos sem resultados, Milena foi a um especialista em doenças raras, que confirmou o pior. A criança era portadora de uma mutação genética rara, que a levava a comer sem parar. A única solução era mesmo a de fazer uma cirurgia para a redução estômago.

Só que havia outro problema: no Brasil, a legislação permite apenas que esta operação seja feita em pessoas com mais de 16 anos. A família teve de recorrer aos tribunais para conseguir obter uma situação de exceção, que permitiu que Milena fosse operada. A operação ocorreu já neste mês de dezembro e foi um sucesso. Agora, é aguardar pelos resultados e por um final feliz para esta história.