A Knorr vai alterar o nome de um dos seus molhos mais populares, depois de 100 anos com a mesma designação. O "molho cigano" ("zigeuner sauce", em alemão) vai passar a chamar-se "molho paprika estilo húngaro", depois de a marca receber pedidos para a alteração do nome do produto, vindas de vários grupos de cidadãos.

A alteração acontece para evitar associações com ideias e conotações racistas, escreve o jornal alemão "Bild". Em comunicado, a Unilever, que detém a Knorr desde 2000, explica que, dado que "a expressão molho cigano pode ser interpretada de forma negativa", resolveram alterar a designação. No entanto, os pedidos para esta mudança por parte dos consumidores existem desde 2013, mas só agora foi consumada.

Ellen DeGeneres diz estar "comprometida em garantir" que racismo não volta ao programa
Ellen DeGeneres diz estar "comprometida em garantir" que racismo não volta ao programa
Ver artigo

"Zigeuner", o nome original do molho, é uma expressão alemã usada para designar minorias étnicas, tais como a etnia cigana. Nos últimos 100 anos, era também o nome de um molho da Knorr, feito à base de tomate, cebola, pimentão, vinagre e especiarias.

Esta mudança de nome ou mascote por motivos raciais ou de descriminação não é uma situação inédita: nos Estados Unidos, os produtos de arroz pré-feito Uncle Ben's (também vendidos em Portugal), que usam a imagem de um homem negro nas suas embalagens, estão a considerar alterar não só a imagem como o nome, depois de considerarem que estas não estão em linha com o clima atual vivido nos EUA.