O WhatsApp anunciou esta segunda-feira, 22 de maio, que iniciou a atualização da aplicação em todos os sistemas operativos por forma a que os utilizadores possam usar uma nova funcionalidade, a de editar as mensagens enviadas, até 15 minutos após esse mesmo envio. A confirmação veio do próprio Mark Zuckerberg, CEO da Meta, dona do WhatsApp.
Com esta atualização, já não terá de apagar aquela mensagem que enviou com um erro ortográfico, ou em que disse qualquer coisa que se arrependeu. Poderá, simplesmente, editar a mensagem, ainda antes de a outra pessoa a ter visto. Ou mesmo que tenha visto, o conteúdo foi alterado. Mas a outra pessoa saberá que aquela mensagem está diferente, já que a mesma terá uma indicação de que aquele conteúdo foi alterado, em relação ao original, com a hora em que a edição foi feita.
E o que terá de fazer para editar uma mensagem? Simples.
1. Tocar no ecrã em cima da mensagem que enviou e ficar a segurar com o dedo, até abrir um menu de opções;
2. Selecionar a opção "Editar";
3. Editar o texto e publicar.
Em alguns dispositivos Android, a coisa poderá ser ligeiramente diferente. Os utilizadores poderão ter de selecionar a mensagem que querem editar e, depois, terão de ir ao botão com três pontos no canto superior direito e então selecionar a opção "Editar".
Esta novidade estará já disponível em muitos dispositivos desde segunda-feira, 22 de maio, mas é perfeitamente normal que ainda não esteja em todos. O próprio WhatsApp confirmou que a atualização será global, mas gradual, e "estará disponível para todos nas próximas semanas".