"Tornar as suas conversas mais íntimas ainda mais privadas". Este é o objetivo do Chat Lock, nova medida anunciada esta segunda-feira, 15 de maio, pela Meta, empresa detentora do WhatsApp, Facebook e Instagram.
O que é, na prática, esta nova funcionalidade do serviço de troca de mensagens mais usado no mundo? No fundo, o Chat Lock é mais uma camada de segurança no WhatsApp. A partir de agora, os utilizadores podem deslocar uma conversa que querem tornar mais privada para um ficheiro próprio, que só estará acessível através de palavra-passe ou dos dados biométricos (como a impressão digital). Os conteúdos destas conversas também não aparecerão nas notificações.
Para usar esta nova funcionalidade (que está a ser implementada gradualmente pela Meta), basta tocar no nome da pessoa, na caixa da troca de mensagens e selecionar a opção "lock". Para voltar a ver estas conversas, basta deslizar lentamente a caixa de entrada e digitar a palavra passe (ou dados biométricos).
"Acreditamos que esta nova funcionalidade será ótima para pessoas que partilham ocasionalmente os telemóveis com um familiar ou naqueles momentos em que outra pessoa está com o aparelho na mão quando chega aquela mensagem extra-especial", anuncia a Meta em comunicado.
A empresa fundada por Mark Zuckerberg revela ainda que vai criar mais opções para esta nova funcionalidade, como cadeados para dispositivos complementares onde o WhatsApp também está disponível (como tablets ou computadores pessoais) e a criação de palavras-passe personalizadas para as conversas privadas.