Se acha que está a dar um uso correto aos emojis que envia em mensagens de WhatsApp ou usa para comentar nas redes sociais, se calhar vai ter de olhar para esta lista e pensar duas vezes, sobretudo se do outro lado dos ecrãs estiver gente da chamada Geração Z, pessoas nascidas entre 1995 e 2010, que hoje terão entre 12 e 27 anos. É que um estudo feito junto desta população veio mostrar quais é que são os emojis que eles — a Geração Z — considera mais inadequados, antiquados ou com sentidos contrários àqueles em que são usados. Por exemplo, sabia que se usar um emoji do polegar para cima, quando quer dizer que está de acordo com algo, isso pode ser interpretado como algo agressivo ou uma forma de confrontação ou provocação por malta mais nova? Verdade. São formas diferentes de olhar para uma mesma coisa.

Gargalhadas e amor: eis os emojis mais usados em 2021
Gargalhadas e amor: eis os emojis mais usados em 2021
Ver artigo

Num chat recente da rede social Reedit, muito usado pela Geração Z, um utilizador explicou isto mesmo. "Ninguém da minha idade no escritório usa o polegar para cima, mas as pessoas da Geração X fazem-no constantemente. Confesso que demorei um pouco a ajustar-me a isso e a conseguir tirar da ideia que ao usarem aquele emoji não estavam zangados comigo", disse, citado pelo "Daily Mail. A ideia foi reforçada por outra utilizadora da Geração Z. "No meu último local de trabalho, criámos um grupo no WhatsApp onde foi dito que a partir daquele momento iríamos trocar mensagens por ali. A maioria das pessoas do grupo apenas respondeu com um polegar para cima. Aquilo pareceu-me um pouco hostil'.

Sexting. Os 40 emojis que pode usar em trocas de mensagens sexuais
Sexting. Os 40 emojis que pode usar em trocas de mensagens sexuais
Ver artigo

Uma sondagem feita junto de dois mil jovens, entre 16 e os 29 anos, na maioria pertencentes à Geração Z, demonstrou que há vários emojis que são mesmo percecionados por eles como sendo usados apenas pelas pessoas "velhas" que não entendem os vários sentidos ou entoações de um mesmo emoji. É o caso do coração vermelho, o polegar para cima ou o macaco a tapar os olhos.

Veja qual o top 10 dos emojis mais percecionados como sendo apenas usados por velhos pela Geração Z.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.